Manuel Aureliano Alves, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg), é o vencedor da 3ª edição do Prémio Investigador UAlg.
No CCMAR, o investigador tem estudado proteínas associadas com o mecanismo e a regulação da contração muscular, nomeadamente miosina, actina e Ca2+-ATPase. Adicionalmente, “devido às atividades biológicas dos polioxometalatos (POMs), tais como o decavanadato (V10), tem focado a sua investigação na provável utilização destes POMs como potenciais fármacos do futuro no combate contra bactérias resistentes a antibióticos, cancro, diabetes e mais recentemente no tratamento da doença de Alzheimer“, refere o portal da UAlg.
Manuel Aureliano Alves é licenciado em Bioquímica, mestre em Biologia Celular e doutorado em Bioquímica/Bioenergética pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Está na Universidade do Algarve (UAlg) desde 1997.
O Prémio Investigador UAlg visa distinguir e reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido por um investigador da Universidade do Algarve, na área da investigação científica, com destaque a nível nacional e internacional, de que resulte impacto efetivo na produtividade científica e na afirmação da excelência da Instituição.




