
A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) acaba de apresentar a plataforma Portugal Clinical Studies, concebida e desenvolvida pela consultora global de negócio e tecnologia NTT DATA.
Com a Portugal Clinical Studies, os utilizadores passam a dispor de um local de acesso único à rede de unidades nacionais e respetivos utentes. A plataforma integra um conjunto abrangente de serviços, desde o apoio regulamentar – com identificação da legislação aplicável e preparação de respostas para entidades reguladoras – até ao recrutamento digital de participantes, através da divulgação centralizada dos estudos clínicos em curso.
Inclui ainda análises de exequibilidade realizadas por uma equipa especializada e ferramentas de planeamento estratégico que permitem otimizar recursos e aumentar a eficiência operacional, simplificando processos e elevando a qualidade dos centros de investigação clínica em Portugal.
A plataforma assume-se como um ponto central de acesso para todos os intervenientes dos estudos clínicos – promotores, Contract Research Organizations (CROs), centros de investigação, associações de doentes e participantes – disponibilizando serviços de apoio e soluções adaptadas a cada fase do ciclo de vida de um ensaio clínico.
A NTT DATA assegurou não apenas o desenvolvimento tecnológico, mas também a definição de processos e do modelo de negócio que garantem a sustentabilidade da iniciativa.
“O desenvolvimento desta plataforma representa um marco estratégico para a investigação clínica em Portugal. A NTT DATA coloca a sua experiência internacional e a sua capacidade de inovação tecnológica ao serviço de um projeto que reforça a competitividade do país no cenário global”, afirma, em comunicado, Patrícia Calado, head of Clinical Innovation da NTT DATA Portugal, acrescentando que “esta solução acelera a realização de ensaios clínicos, potencia a colaboração entre entidades e cria as condições para se gerar conhecimento científico e oferecer melhores opções terapêuticas aos doentes. Em simultâneo, fortalece a ligação entre centros de investigação, universidades e indústria farmacêutica, tornando Portugal mais atrativo como destino de novos estudos, contribuindo para benefícios duradouros na economia e no sistema de saúde”,
“A Portugal Clinical Studies capacita os centros de investigação e dá-lhes condições para criar um impacto sistémico no setor, transformando Portugal num território ainda mais competitivo e atrativo para a investigação clínica, permitindo gerar retorno económico e ganhos em saúde para o país”, complementa Nuno Sousa, presidente da AICIB.
Pode aceder à Portugal Clinical Studies aqui.




