
A GE HealthCare anunciou a assinatura de um acordo para a aquisição da icometrix, uma empresa focada no fornecimento de análises de imagens cerebrais com tecnologia de IA para distúrbios neurológicos, como a doença de Alzheimer, para satisfazer a procura crescente de ressonância magnética associada ao planeamento de tratamentos personalizados.
Para complementar a sua perícia em digitalização assistida por IA guiada por ressonância magnética, com análises e relatórios em avaliação de doenças neurológicas, a GE HealthCare espera integrar a plataforma icometrix icobrain nos seus sistemas de ressonância magnética para um fluxo de trabalho integrao. O icobrain aria inclui a primeira solução de deteção e diagnóstico assistido por computador aprovada pela FDA para detetar e quantificar os efeitos secundários conhecidos das terapias de direcionamento de amilóide, conhecidas como Anormalidades de Imagem Relacionadas com Amiloide (ARIA).
De acordo com a Associação de Alzheimer, estima-se que o número de adultos que vivem com a doença de Alzheimer duplique até 2050[1]. Com o aumento contínuo das aprovações de novas terapias anti amiloides em todo o mundo, que visam tratar a doença, a procura por exames de ressonância magnética neurológica mais frequentes vai também continuar a crescer. A tecnologia de ressonância magnética é utilizada para avaliar a elegibilidade para o tratamento e monitorizar potenciais efeitos secundários (inchaço cerebral e micro-hemorragias) das terapêuticas dirigidas ao amilóide.
“Este esforço marca um passo essencial na nossa jornada para avançar no tratamento de precisão em neurologia”, afirma Roland Rott, Presidente e CEO de Imagiologia da GE HealthCare. “Ao integrar os conhecimentos da icometrix, baseados em IA, com as nossas tecnologias de imagem avançadas, procuramos capacitar as equipas de saúde com a clareza e a confiança necessárias para lidar com doenças neurológicas complexas”.
A aquisição planeada da icometrix está alinhada com a estratégia de cuidados de precisão da GE HealthCare e deverá reforçar as aplicações de apoio à decisão clínica da empresa para diagnóstico e monitorização atempada em todas as fases do tratamento neurológico, oferecendo aos doentes um acesso melhorado à tecnologia. O atual portefólio de soluções neurológicas da empresa, que inclui scanners de ressonância magnética e PET, diagnósticos farmacêuticos e soluções digitais MIMneuro Software, que suportam a quantificação para imagens de amilóide, permite oferecer soluções neurológicas holísticas aos clientes.
“Juntamente com o nosso compromisso de expandir as barreiras da investigação em neurociência com a nossa inovadora tecnologia de RM, estamos dedicados a reforçar o nosso portefólio de neurologia e os nossos recursos de imagiologia por RM para fornecer soluções avançadas aos médicos, que disponibilizam cuidados mais precisos aos doentes, tanto agora como no futuro”, afirma Kelly Londy, presidente e CEO de RM da GE HealthCare. “A nossa aquisição antecipada da icometrix e das suas soluções icobrain apoia o nosso objetivo de ajudar os médicos a prestar cuidados de alta qualidade e atempados para satisfazer esta procura crescente de tecnologia de ressonância magnética.”
A GE HealthCare pretende concentrar-se na expansão do acesso dos doentes à solução icobrain aria em todos os sistemas de RM de todos os fornecedores, tanto através da distribuição comercial como da integração clínica. A solução icobrain aria identifica ambas as formas de ARIA – ARIA-E e ARIA-H – a partir de exames de ressonância magnética e realiza análises longitudinais da ocorrência de ARIA ao longo do tempo. Fornece aos radiologistas ferramentas para monitorizar os doentes com Alzheimer em tratamento com terapias antiamiloides, contribuindo tanto para o cuidado do doente como para a eficiência operacional.
A integração desta solução com os atuais sistemas e tecnologias de ressonância magnética da GE HealthCare, tal como os seus produtos de aprendizagem profunda AIR x™ Brain, AIR Recon DL e SONIC DL 3D, deverá permitir um fluxo de trabalho otimizado e contínuo, para que os médicos possam gerir o aumento do volume de exames sem comprometer a qualidade dos cuidados.
O conjunto de soluções icometrix inclui ferramentas que auxiliam os radiologistas e neurologistas a comparar e quantificar exames de ressonância magnética cerebral ao longo do tempo para doenças que vão desde a esclerose múltipla, demência, epilepsia, acidente vascular cerebral e traumatismo cranioencefálico, entre outras. Este conjunto de produtos conta ainda com um sólido portfólio de aplicações de apoio à decisão clínica em desenvolvimento para melhorar os cuidados neurológicos no futuro.
“Dando continuidade à nossa relação existente, estamos entusiasmados com a perspetiva de nos juntarmos à GE HealthCare e de alavancar os talentos de inovação e a relação com os clientes da icometrix, para continuar a melhorar a jornada de diagnóstico e tratamento tanto para os neurocientistas como para os seus doentes”, afirma Wim Van Hecke, CEO da icometrix. “Juntos, pretendemos alavancar a nossa tecnologia complementar para abordar as complexidades da gestão dos cuidados neurológicos.”
Fundada em 2011 e com sede em Lovaina, na Bélgica, a icometrix fornece análise de imagens cerebrais com tecnologia de IA através da sua plataforma icobrain, oferecendo aos médicos informações valiosas sobre distúrbios neurológicos. A icobrain extrai dados importantes de exames de ressonância magnética cerebral, facilitando diagnósticos mais precisos e planos de tratamento personalizados em hospitais de todo o mundo. Além disso, colabora com empresas farmacêuticas para apoiar o desenvolvimento estratégico de medicamentos, ensaios clínicos, evidências de mundo real e necessidades de acesso ao mercado. Para mais informações, visite icometrix.com.
A conclusão da transação está sujeita às condições habituais de fecho, incluindo aprovações regulatórias. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados publicamente. A GE HealthCare pretende financiar esta transação com recursos disponíveis.
[1] Alzheimer’s Association, 2024.




