
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) suspendeu a comercialização de sete lotes dos medicamentos Bisoprolol, indicados para o tratamento de doenças cardíacas, devido à deteção de uma impureza com valores acima do aceitável.
A Towa Pharmaceutical vai recolher voluntariamente sete lotes de Bisoprolol toLife, 2,5mg comprimido e Bisoprolol toLife, 10mg, comprimido, “por ter sido detetado um resultado analítico acima dos limites aceitáveis para uma impureza”.
De acordo com o portal do regulador, estes são os lotes a recolher:
O bisoprolol pertence, de acordo com a Lusa, a um grupo de medicamentos denominados bloqueadores beta que funcionam afetando a resposta do organismo a determinados impulsos nervosos, principalmente no coração.
A autoridade do medicamento apela às entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock para que não os vendam, dispensem ou administrem, devendo proceder à sua devolução.
O Infarmed pede ainda aos doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote para não interromper o tratamento e para que, “logo que possível”, contactem o médico para substituir por outro lote ou medicamento alternativo.