O Infarmed vem alertar para o fato de que a Roche Diabetes Care, fabricante das bombas de insulina Accu-chek Insight, verificou que alguns destes dispositivos médicos deixaram de funcionar após uma queda ou outro tipo de impacto mecânico, choque ou dano, apesar de não serem visíveis anomalias.
Segundo o fornecedor de equipamentos para diabéticos, estas anomalias podem estar relacionadas com um defeito mecânico causado pelo impacto. Nesse caso, a bomba pode não mostrar uma mensagem de erro e, consequentemente, o utilizador poderá não detetar o funcionamento incorreto da bomba.
Isto poderá resultar de uma interrupção da administração de insulina e originar consequências graves para a saúde, como situações de hiperglicemia.
Devido a esta situação, a Roche Diabetes Care decidiu atualizar as instruções de utilização da bomba de insulina para fornecer aos utilizadores recomendações específicas sobre como deverão proceder à verificação do funcionamento da mesma após esta ter sido sujeita a uma queda ou ter sofrido algum impacto.
Quaisquer outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed.




