A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprovou o financiamento de um novo sensor de glicose intersticial, o Accu-Chek SmartGuide, reforçando a oferta de tecnologias de monitorização contínua da glicemia disponibilizadas às pessoas com diabetes. Este dispositivo médico estará brevemente disponível para os utentes do SNS.
Segundo explica o regulador em comunicado, o Accu-Chek SmartGuide é um sensor de medição contínua da glicemia em tempo real, com 14 dias de utilização, destinado a pessoas com diabetes mellitus tipo 1, com 18 ou mais anos, em terapia com insulina através de múltiplas doses diárias ou sistemas de perfusão de insulina não integrados.
A entrada deste dispositivo no regime de comparticipação constitui uma alternativa ao Freestyle Libre 2 Plus, até agora o único sensor de glicose intersticial comparticipado ao abrigo do regime excecional previsto na Portaria n.º 170/2025/1, de 10 de abril.
A tecnologia de monitorização intersticial da glicemia permite uma avaliação contínua, precisa e confortável, evitando picadas frequentes e contribuindo para um melhor controlo metabólico.
A ampliação da oferta comparticipada vem reforçar o compromisso do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em promover a qualidade de vida das pessoas com diabetes, garantindo acesso equitativo a soluções de saúde avançadas para quem delas precisa.




