Entre janeiro e junho de 2025, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) concluiu o financiamento público de 51 medicamentos inovadores.
No total, durante o primeiro semestre deste ano, a autoridade reguladora concluiu o financiamento de 188 medicamentos, abrangendo diversas áreas, com destaque para a Oncologia, Sangue, Sistema Nervoso Central, Cardiovascular e Endocrinologia.
Outros financiamentos
Foram também financiadas 41 novas apresentações ou dosagens de medicamentos já financiados; 89 medicamentos genéricos e sete medicamentos biológicos similares, que “asseguram o tratamento com a mesma substância ativa dos medicamentos de referência, a um custo inferior”, justifica o regulador.
As autorizações resultam de uma avaliação técnico-científica realizada pela entidade reguladora, que tem em conta critérios como eficácia, segurança, custo-efetividade e impacto orçamental.
“A avaliação para financiamento público destes medicamentos reflete o compromisso do Infarmed em continuar a garantir o acesso das pessoas a terapêuticas eficazes, seguras e sustentáveis, promovendo a inovação e o equilíbrio no sistema de saúde”, sublinha, citado pelo portal do Infarmed, o seu presidente, Rui Santos Ivo.
Os dados podem ser consultados aqui.




