A Ordem dos Farmacêuticos (OF) reuniu-se na última terça‑feira (dia 4) com o Secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Rocha Gonçalves, no Ministério da Saúde. O encontro permitiu fazer um ponto de situação sobre as iniciativas em curso por parte da OF, particularmente no seguimento dos efeitos da depressão Kristin, e abordar vários assuntos estratégicos relacionados com a profissão e com o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com o relatado pela OF, no seu portal, durante a reunião, o bastonário, Helder Mota Filipe, apresentou uma atualização detalhada do trabalho que a OF tem desenvolvido após a tempestade, salientando o acompanhamento direto aos farmacêuticos das regiões mais afetadas e a cooperação contínua com o coordenador da Estrutura de Missão destinada à Reconstrução da Região Centro.
Residência Farmacêutica
Outro ponto relevante da agenda foi a Residência Farmacêutica, tendo a OF apresentado uma avaliação do programa iniciado em janeiro de 2023, que já integra mais de 500 farmacêuticos residentes. Foram discutidas possibilidades de aperfeiçoamento desta formação, considerada fundamental para o desenvolvimento da carreira no SNS.
Helder Mota Filipe destacou a necessidade de assegurar uma solução para a integração dos cerca de 120 residentes que concluirão o percurso formativo no início de 2027.
Sustentabilidade do SNS
Durante o encontro foram ainda abordados temas relacionados com a sustentabilidade do SNS, nomeadamente a crescente pressão financeira associada ao medicamento, e a importância de uma estratégia sólida e contínua para o reforço da investigação clínica em Portugal, tendo a OF sublinhado o papel dos farmacêuticos neste domínio e a necessidade de potenciar a capacidade científica do país.




