Os farmacêuticos residentes da Unidade Local de Saúde de Santo António estão a organizar as I Jornadas Farmacêuticas Agostinho da Silva Vieira, a decorrer no próximo dia 30 de setembro, no Auditório Alexandre Moreira da Instituição, entre as 10 horas e as 17 horas.
Em consonância com as celebrações internacionais e nacionais do Dia do Farmacêutico, “a dinamização da primeira edição das Jornadas Farmacêuticas Agostinho da Silva Vieira tem como principal objetivo valorizar os projetos, as inovações e as boas práticas desenvolvidos por farmacêuticos da nossa Instituição e de outras entidades”, lê-se em comunicado.
A iniciativa dá destaque às três áreas de especialidade da ULSSA — Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar e Genética Humana — com o propósito de “fomentar a partilha de conhecimento e impulsionar a atualização científica”.
Programa
A cerimónia de abertura contará com a presença de José Barros, diretor clínico da ULS de Santo António, Patrocínia Rocha, farmacêutica responsável pela Residência Farmacêutica na ULS de Santo António, e ainda representantes da Ordem dos Farmacêuticos e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
Seguem-se uma “Sessão histórica dedicada à figura de Agostinho da Silva Vieira”; “A importância do Centro de Genética Jacinto Magalhães no desenvolvimento e aplicação de novos biomarcadores”; “A importância dos medicamentos manipulados na Farmácia Hospitalar”; e a “Espectometria de massa no Laboratório Clínico”. Serão ainda apresentados os trabalhos selecionados pela comissão científica.




