A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) emitiu recomendações relativas às estirpes do vírus da gripe que os fabricantes de vacinas devem incluir nas vacinas destinadas à prevenção da gripe sazonal durante a época 26/27.
As recomendações, segundo uma nota publicada no portal da instituição, foram aprovadas pelo Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da EMA na sua reunião plenária de março de 2026.
A Agência recomenda que os titulares de autorizações de introdução no mercado apresentem pedidos para alterar a composição das vacinas contra a gripe sazonal autorizadas a nível central até 15 de junho de 2026.
Estirpes a incluir
Os fabricantes de vacinas vivas atenuadas ou vacinas à base de ovo devem incluir, de acordo com a nota publicada no portal da instituição, estas três estirpes de vírus para a época 2026/2027:
- um vírus semelhante ao A/Missouri/11/2025 (H1N1)pdm09;
- um vírus semelhante ao A/Darwin/1454/2025 (H3N2);
- um vírus semelhante ao B/Tokyo/EIS13-175/2025 (linhagem B/Victoria).
Quanto aos fabricantes de vacinas à base de células, estes devem incluir estas três estirpes de vírus:
- um vírus semelhante ao A/Missouri/11/2025 (H1N1)pdm09;
- um vírus semelhante ao A/Darwin/1415/2025 (H3N2);
- um vírus semelhante ao B/Pennsylvania/14/2025 (linhagem B/Victoria).
A estirpe B/Yamagata
A EMA informa ainda que, anteriormente, a maioria das vacinas contra a gripe autorizadas era formulada para proteger contra as quatro principais estirpes de gripe responsáveis pela gripe sazonal, incluindo a estirpe conhecida como B/Yamagata. No entanto, uma vez que a estirpe B/Yamagata não foi detetada em circulação desde março de 2020, considera-se que já não representa uma ameaça para a saúde pública.
Consequentemente, não existe qualquer recomendação da UE para a inclusão da estirpe B/Yamagata nas vacinas contra a gripe sazonal para a época de gripe de 2026/2027, o que está em conformidade com a respetiva recomendação da OMS relativa à composição das vacinas para 2026/2027.
Vacinas quadrivalentes
Caso as vacinas quadrivalentes continuem a ser necessárias (por exemplo, em regiões onde a transição para vacinas trivalentes ainda não tenha sido concluída), os fabricantes de vacinas inativadas podem considerar a produção de uma vacina quadrivalente contendo duas estirpes do vírus da gripe B para a época de 2026/2027. Para estas vacinas, propõe-se seguir as recomendações da OMS de anos anteriores para a estirpe B/Yamagata, ou seja, um vírus semelhante ao B/Phuket/3073/2013 (linhagem B/Yamagata).




