O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) aprovou a proposta de decreto legislativo regional que procede à criação da rede de cuidados paliativos na região.
Segundo o vice-presidente do executivo, Artur Lima, que fez ontem, como noticiou a Lusa, a leitura do comunicado do Conselho do Governo que esteve reunido na terça-feira na Horta, na ilha do Faial, a proposta visa instituir a Rede Regional de Cuidados Paliativos, “em função das particularidades específicas e das necessidades de cuidados paliativos” no arquipélago.
O comunicado do executivo regional de coligação refere que a Rede Regional de Cuidados Paliativos terá como objetivo global a “prestação de cuidados paliativos a pessoas doentes que, independentemente da idade e patologia, estejam numa situação de sofrimento, decorrente de doença grave ou incurável com prognóstico limitado e em fase avançada progressiva”.
“Pretende-se que seja uma rede funcional, integrada nas unidades de saúde do Serviço Regional de Saúde, e baseada num modelo de intervenção integrada e articulada”, acrescenta.
A Rede Regional de Cuidados Paliativos dos Açores “terá diferentes tipos de unidades e de equipas para a prestação de cuidados paliativos, cooperando com outros recursos de saúde hospitalares, comunitários e domiciliários”, indicou.




