GLP-1: EMA lança campanha com criadores de conteúdo 729

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) lançou a sua primeira campanha com criadores de conteúdo nas redes sociais, intitulada #HealthNotHype, com o objetivo de consciencializar a população para o uso seguro e responsável dos medicamentos agonistas do recetor GLP-1.

Para executar a campanha, a EMA selecionou criadores de conteúdo de sete Estados-Membros da União Europeia (UE), sendo Portugal representado pela médica especialista em Saúde Pública Raquel Vareda, com mais de 50 mil seguidores no Instagram, que partilhará informação sobre o uso responsável destes medicamentos.

Os agonistas do recetor GLP-1

São medicamentos inicialmente desenvolvidos para o tratamento da diabetes tipo 2, “embora alguns agonistas do recetor GLP-1 estejam agora indicados para o controlo do peso em pessoas com obesidade e com condições de saúde associadas ao excesso de peso”, refere a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), hoje, no seu portal.

Com o aumento da atenção mediática e do interesse público em torno destes medicamentos, a EMA pretende reforçar a mensagem de que os agonistas do recetor GLP-1 não são soluções mágicas para emagrecer.

“Como todos os medicamentos, têm benefícios e riscos e não são para todos. São tratamentos de longo prazo que devem ser acompanhados de outras mudanças de estilo de vida e sempre sob supervisão médica”, diz Emer Cooke, diretora executiva da EMA, citada pelo portal do Infarmed, acrescentando que “ao trabalhar com criadores de conteúdo, queremos garantir que a informação científica validada faz parte das conversas que as pessoas estão a ter nas redes sociais sobre estes medicamentos”.