FIP lança nova série de case studies por país 414

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) lançou uma nova série de case studies por país, desenvolvidos com o apoio das suas organizações membros (OMs), sendo o primeiro deles focado na África do Sul.

Esses perfis fornecem, como explica a instituição num comunicado publicado no seu portal, “um panorama dos sistemas nacionais de saúde, serviços farmacêuticos, capacidade e distribuição da força de trabalho, economia da saúde e prestação de serviços”. Eles também capturam os desafios e perspetivas únicos da profissão farmacêutica através das lentes das OMs da FIP.

A iniciativa visa apoiar a FIP e as suas OM na compreensão de como diferentes países abordam a prestação de cuidados de saúde e o papel dos farmacêuticos nos seus sistemas.

As conclusões irão contribuir para a criação de estratégias para reforçar a contribuição da farmácia para a saúde pública, promover a sustentabilidade da força de trabalho e orientar o desenvolvimento de políticas. As OM também beneficiarão da aprendizagem partilhada e da colaboração internacional para melhorar os serviços e os resultados.