
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) lançou recentemente um kit de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para Farmácia, com o objetivo de ajudar os farmacêuticos a integrar a IA na prática diária.
Desenvolvido, como refere numa nota, no seu portal, pelo Grupo Consultivo de Tecnologia da FIP e pelo seu Grupo de Trabalho sobre IA, o kit fornece “orientações estruturadas sobre considerações éticas, estratégias de implementação, conformidade regulamentar e aplicações do mundo real para otimizar os cuidados aos doentes e os fluxos de trabalho“.
Além disso, aborda os principais desafios, como a variabilidade das diretrizes clínicas, as preocupações com a privacidade dos dados e as pressões comerciais, oferecendo estratégias práticas, incluindo o desenvolvimento profissional contínuo, os avanços regulamentares e as ferramentas digitais.
“Este conjunto de ferramentas preenche a lacuna ao oferecer um guia de implementação claro, tornando a IA acessível e acionável”, afirmou, citado pela FIP, o presidente do Grupo de Trabalho de IA, Whitley Yi.
Deste modo, o “kit de ferramentas de IA capacita os farmacêuticos com ferramentas de ponta para melhorar os cuidados com os pacientes, simplificar os fluxos de trabalho e abraçar o futuro da prática farmacêutica”, disse o presidente do Grupo Consultivo de Tecnologia do FIP, Lars-Åke Söderlund.
O documento está disponível aqui.