FIP e AFPLP alinham estratégias de cooperação 401

À margem da 78.ª Assembleia Mundial de Saúde, que decorreu em Genebra, na Suíça, o vice-presidente, Helder Mota Filipe, e o secretário-geral, Ricardo Santos, da Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) reuniram com o presidente, Paul Sinclair, e a CEO, Catherine Duggan, da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) para apresentar o plano de atividades da associação lusófona e destacar as prioridades e estratégias que vão nortear a atuação da organização nos próximos anos.

Tendo os responsáveis da AFPLP destacado a importância de desenvolver ações conjuntas que promovam a visibilidade e o fortalecimento técnico e institucional dos farmacêuticos lusófonos.

Por seu turno, de acordo com o noticiado, na sexta-feira, no portal da OF, os responsáveis da FIP asseguraram total apoio às iniciativas da AFPLP, cuja presidência está agora a cargo de Moçambique, com o objetivo de reforçar a presença dos farmacêuticos de língua portuguesa no cenário internacional.

Durante a reunião, foram alinhadas estratégias comuns e delineadas propostas de colaboração para os próximos anos. Durante este encontro, a FIP, ainda segundo a OF,  reafirmou o papel central dos farmacêuticos lusófonos na federação, sublinhando ser um dos maiores e mais relevantes grupos dentro desta organização internacional.

O próximo encontro entre as duas entidades está já agendado para acontecer à margem do congresso da FIP, em Copenhaga, onde serão definidas as principais iniciativas conjuntas para o ano de 2026.