O Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou medidas para minimizar o risco de pensamentos suicidas dos medicamentos contendo finasterida e dutasterida, usados para a calvície nos homens.
Segundo informa a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), no seu portal, “os pensamentos suicidas foram confirmados como efeito indesejável do medicamento contendo finasterida (em comprimidos), mas não foi encontrada uma ligação direta com os medicamentos contendo dutasterida”.
Deste modo, são deixadas as seguintes recomendações aos profissionais de saúde:
• “Os doentes que estejam a utilizar finasterida oral de 1 mg para a alopecia androgenética devem ser aconselhados a interromper o tratamento e a procurar aconselhamento médico se sentirem humor depressivo, depressão ou ideação suicida.”
• Alguns doentes que utilizam finasterida, 1 mg relataram disfunção sexual, o que pode contribuir para alterações de humor, incluindo ideação suicida. Os doentes devem ser informados para procurarem aconselhamento médico se tiverem sinais de disfunção sexual e considerar a interrupção do tratamento.
Quanto aos doentes, segundo o portal do Infarmed, estes devem saber que:
• “Os medicamentos contendo finasterida em comprimidos, podem causar humor depressivo, depressão ou pensamentos suicidas”. Por isso, se sentirem alguma alteração de humor, devem parara de tomar finasterida e contactar o médico, o mais rapidamente possível, para obter aconselhamento médico.
• “Em alguns doentes que tomam finasterida, comprimidos de 1 mg, os problemas com a função sexual (tais como menor desejo de ter relações sexuais, dificuldade em ter uma ereção e problemas com a ejaculação) podem contribuir para alterações de humor, incluindo pensamentos suicidas”. Se os doentes tiverem problemas com a função sexual, mais uma vez, devem contactar o médico para obter aconselhamento médico adicional.
• Se estiverem a tomar dutasterida, devem procurar aconselhamento médico se tiverem humor depressivo, depressão ou pensamentos suicidas.




