
A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) lança o Mestrado em Avaliação de Tecnologias de Saúde e Acesso de Medicamentos ao Mercado.
Este novo ciclo de estudos, com início previsto para outubro de 2025, tem como objetivo enquadrar-se “na crescente importância da avaliação das tecnologias de saúde após a autorização de introdução no mercado”, como se lê no site da FFUC.
Neste sentido, “além da qualidade, segurança e eficácia, torna-se hoje essencial avaliar a efetividade, a relação custo-efetividade e o impacto orçamental dessas tecnologias. Esta avaliação é determinante para o acesso ao mercado, pois influencia diretamente decisões sobre preços e financiamento por parte dos sistemas de saúde e terceiros pagadores”.
Neste contexto, ainda de acordo com o referido pela FFUC, o curso pretende “formar profissionais altamente qualificados e capazes de conduzir e gerir processos de avaliação de tecnologias de saúde numa perspetiva integrada, contemplando as necessidades e objetivos de diferentes partes interessadas: produtores de tecnologias, financiadores, decisores políticos, reguladores, investigadores, prestadores de cuidados, clínicos, doentes e suas associações”.
Mais informações sobre a formação coordenada por Carlos Alves e Francisco Batel Marques aqui.