Fernando Jorge dos Ramos distinguido com a Medalha de Honra da OF 372

Fernando Jorge dos Ramos, diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e professor associado com agregação e investigador sénior no REQUIMTE/LAQV, foi uma das personalidades distinguidas com a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos (OF) durante a Sessão Solene do Dia Nacional do Farmacêutico 2025.

Durante a cerimónia, Fernando Jorge dos Ramos, declarou que “o melhor medicamento da alma é o agradecimento”.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela FFUC, em 1986, doutorado em 1999 e agregado em 2016, Fernando Jorge dos Ramos, ao longo da sua carreira, tem desempenhado funções de liderança académica, incluindo a de presidente dos Conselhos Científico e Pedagógico da FFUC.

Maria Beatriz da Silva Lima distinguida com a Medalha de Honra da OF

Foi ainda presidente da Secção Regional do Centro e do Conselho Jurisdicional Nacional e Vice-Presidente da Direção Nacional da OF.

Destaca-se também a sua contribuição como perito da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) e membro do JECFA (Comité Misto FAO/OMS de Peritos em Aditivos Alimentares) ou, ainda, a presidência da COIFFA (Conferência Iberoamericana de Faculdades de Farmácia), bem como a de membro da Comissão Executiva da EAFP (Associação Europeia de Faculdades de Farmácia).

 

A Medalha de Honra

De acordo com o portal da OF, é a distinção mais importante atribuída pela OF, reservada a individualidades de reconhecido mérito, idoneidade e contributo excecional para a valorização da atividade farmacêutica e das Ciências da Saúde.