Na Farmácia Miguens, em Benavente, a literacia em saúde é muito mais do que um conceito, é uma missão. Ao longo do último ano, desenvolveu um vasto conjunto de iniciativas para sensibilizar e educar a população sobre a importância da prevenção e dos cuidados de saúde. Dos mais pequenos aos mais graúdos, todos tiveram a oportunidade de aprender e melhorar a sua qualidade de vida.
“Cada vez mais, a literacia em saúde revela ter uma elevada importância naquilo que é um melhor tratamento, na adesão terapêutica e na prestação de serviços farmacêuticos. Torna-se, assim, uma forte aliada, a par com a evolução do conhecimento e das tecnologias, nas diversas áreas da saúde, nos rastreios e na deteção precoce de doenças, permitindo evitar tanta procura dos serviços de saúde”, explica Teresa Miguens, proprietária e diretora técnica desta farmácia que em 2024 desenvolveu e implementou (e continua a fazê-lo com sucesso em 2025) vários projetos que fazem a diferença na vida das pessoas.
Prevenir para cuidar
A Farmácia Miguens levou o bom porto um conjunto de atividades diversas aplicadas na comunidade e para a comunidade, dando especial relevo à literacia em saúde, abordando temáticas adaptadas às diferentes faixas etárias, desde os mais pequenos do jardim de infância e adolescentes, aos encarregados de educação e idosos.
Uma das apostas foi a realização de rastreios, recorrendo a questionários que permitiram identificar patologias passíveis de serem tratadas e/ou atenuada a sua sintomatologia a partir de aconselhamento farmacêutico, num estádio inicial, tal como a obesidade, as doenças venosas, as doenças alérgicas e as doenças gastrointestinais. “A partir destes rastreios e do conhecimento científico, é possível fornecer aos utentes e à população em geral meios que permitam atenuar, retardar ou eliminar a sintomatologia e sinais de certas patologias, permitindo um uso seguro e eficaz de produtos não sujeitos a receita médica, como certos dispositivos médicos, cremes e pomadas, suplementos alimentares, entre outros”, avança a farmacêutica.
Aliado a tudo isto, a farmácia ajudou a impulsionar e a adotar estilos de vida saudáveis nos habitantes da vila de Benavente, através de caminhadas e medição de parâmetros bioquímicos e fisiológicos, como o colesterol, a glicémia e a tensão arterial. Mais recentemente, começou também a realizar testes para o despiste de infeções urinárias e infeções orofaríngeas.
A farmácia vai à escola
O trabalho junto das escolas tem sido uma constante para a Farmácia Miguens.
Em parceria com o Agrupamento de Escolas de Benavente, a farmácia integra o Projeto de Educação para a Saúde (PES), disponibilizando um atendimento semanal na Escola Secundária de Benavente. “A nossa presença na escola permite esclarecer todas e quaisquer dúvidas sobre saúde”, salienta Teresa Miguens, que, ao abrigo deste projeto, encontra-se disponível para os alunos e para a comunidade educativa, todas as segundas-feiras, das 10h00 às 11h00, no gabinete de apoio ao aluno.
Para os mais pequenos, ao longo do ano letivo 2023/2024, a farmácia organizou sessões sobre temáticas como a proteção solar, a higiene oral, as alergias, a obesidade, etc. Para os alunos mais crescidos, foram promovidas palestras sobre a problemática da obesidade na adolescência e sobre a separação e o tratamento de resíduos e materiais de embalagem, bem como a devida reciclagem dos medicamentos.
‘Farmácia Miguens dos Pequeninos’
Uma das atividades mais emblemáticas foi a ‘Farmácia Miguens dos Pequeninos’, uma réplica de uma farmácia montada na Feira da Saúde de Benavente, realizada no mês de junho. O objetivo consistia em mostrar às crianças a profissão farmacêutica, bem como o papel e a relevância do farmacêutico e da farmácia na comunidade.
“Os mais pequenos passaram por todas as etapas e setores de uma farmácia, como no laboratório, a preparar manipulados e a fazer a preparação individualizada da medicação (PIM), nos gabinetes, a medir a glicémia e a tensão arterial, no atendimento e aconselhamento ao balcão. Foi uma forma divertida de ensinar e sensibilizar para a importância do nosso trabalho”, conta Teresa Miguens.
Resultados que falam por si
O impacto das iniciativas da Farmácia Miguens tem sido significativo na comunidade benaventense. Por exemplo, a ‘Farmácia Miguens dos Pequeninos’ contou com a participação de cerca de 200 crianças, proporcionando-lhes uma experiência imersiva sobre o papel do farmacêutico.
Já as mini palestras dirigidas ao público em idade escolar e pré-escolar, “mais uma vez, demonstraram ser bastante positivas e com muita adesão, resultados relatados pelos pais, avós e familiares das crianças, que notaram mudanças nos hábitos das crianças. Elas ficaram muito mais preocupadas e cuidadas com as questões abordadas desde as nossas visitas”, indica Teresa Miguens.
A palestra sobre obesidade, integrada na continuidade de um projeto iniciado no ano anterior, que avaliava e ajudava adolescentes com obesidade no concelho de Benavente, em colaboração com uma psicóloga e uma nutricionista do PES, destacou a importância não só do estilo de vida, mas também da componente genética como fator determinante para um quadro de obesidade. 2Demonstrou bastante adesão por parte dos pais, encarregados de educação e comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Benavente2, transmite a nossa entrevistada.
Já os questionários de rastreio, realizados anualmente na Farmácia Miguens, revelaram-se, segundo a diretora técnica, “muito positivos e com bastante adesão”, à semelhança de “melhorias significativas relatadas pelos utentes”. Destacam-se os seguintes resultados: doença alérgica – dos 439 participantes, 40% admitem ter adquirido hábitos de higiene e suplementação que reduziram os sintomas; obesidade – dos 372 participantes, 12% foram encaminhados para consultas de nutrição, 7% para consulta médica e 20% receberam aconselhamento sobre novos estilos de vida; cessação tabágica – dos 262 participantes, 30% iniciaram tratamento para deixar de fumar e 5% já não fumam; síndrome do intestino irritável – dos 140 participantes, 35% começaram a tomar suplementos e melhoraram os sintomas; doença venosa – dos 37 participantes, 25% aliviaram os sintomas e 10% foram encaminhados para consulta especializada.
Os serviços farmacêuticos também registaram um crescimento notável. Entre julho de 2023 e julho de 2024, foram realizados 52 testes para o despiste de infeções urinárias e 20 testes para o despiste de infeções orofaríngeas, contribuindo para um diagnóstico mais rápido e um tratamento mais eficaz.
Superar desafios e comunicar melhor
A implementação destes projetos trouxe vários desafios, tendo a equipa encontrado sempre soluções eficazes. “O maior desafio observado ao longo das atividades dinamizadas foi tornar informações complexas mais acessíveis e compreensíveis ao público mais jovem. Mas, graças aos apoios visuais, foi possível, através de métodos didáticos, passar a informação de forma simples, eficaz e divertida”, explana Teresa Miguens.
A comunicação desempenha também um papel essencial. A Farmácia Miguens tem apostado nas redes sociais – Facebook, Instagram e TikTok – para ampliar o alcance das suas iniciativas. O reconhecimento desta estratégia veio com a distinção nos Clappy Awards 2024 da Rede Claro, na categoria ‘Presença nas Redes Sociai’.
Um olhar nacional e internacional
A Farmácia Miguens faz questão de partilhar a sua experiência na promoção da saúde, dentro e fora de portas. “Resultante destas ações na comunidade e na intenção de aumentar o conhecimento científico”, como realça Teresa Miguens, no passado mês de setembro, a equipa, representada pela sua diretora técnica e pela sua farmacêutica substituta, Filipa Miguens Oliveira, apresentou dois pósters no 82.º Congresso Mundial da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, sobre o excesso de peso e o cancro da pele, respetivamente.
Não se tratou propriamente de uma estreia, uma vez que, em 2023, a Farmácia Miguens já havia participado com a apresentação de um póster no 81.º Congresso Mundial da FIP, realizado em Brisbane, na Austrália.
Um projeto familiar ao serviço da comunidade
‘Consigo para a vida!’ é o slogan que define a Farmácia Miguens. Fundada em 2010, celebra 15 anos de proximidade e cuidado em Benavente no próximo mês de julho. Em junho de 2022, inaugurou as suas novas instalações no Largo de Santo André desta vila do distrito de Santarém, reforçando a ligação à comunidade. O espaço foi concebido para proporcionar um serviço mais completo e abrangente à população.
“Este é um projeto que extravasa o foro profissional. É também um projeto familiar. Na farmácia trabalham comigo as minhas irmãs, Ana e Filipa, que seguiram o meu exemplo e também se licenciaram em Ciências Farmacêuticas. Temos muito orgulho neste percurso em conjunto”, sublinha Teresa Miguens. “Sempre assumi que a farmácia é um setor que não se extingue na venda de remédios. Desde sempre procurei inovar e acredito que conseguimos ser pioneiros na abordagem que instituímos e na diversidade que procuramos proporcionar”, acrescenta.
Com uma equipa de 13 colaboradores, a Farmácia Miguens reforça diariamente a sua missão de proximidade, como garante a responsável: “Trabalhamos em Benavente. E para Benavente! Investimos nas pessoas. Ajudamos nos momentos difíceis. Acolhemos na tristeza. E rimos nos momentos fáceis. A nossa missão é caminhar com elas! Na saúde e na doença! Hoje e sempre!”.
Uma missão contínua
Para Teresa Miguens, este é apenas o início de uma missão que se quer contínua. “O contributo das farmácias na comunidade é essencial. O nosso motor é fazermos sempre mais e melhor, ajudando a nossa população a tomar decisões informadas sobre a sua saúde”, afiança a farmacêutica.
A Farmácia Miguens tem participado por diversas vezes no Prémio Almofariz Intervenção na Comunidade, tendo sido finalista em 2023. Este ano, pretende voltar a candidatar-se à categoria que premeia os projetos desenvolvidos em prol da saúde e bem-estar da população.
Entretanto, já abriram as candidaturas ao Prémio Almofariz Intervenção na Comunidade 2025 by Laboratórios Azevedos. Os vencedores recebem um prémio monetário de 3 mil euros, além do troféu e do diploma correspondente e da utilização do logótipo identificativo desta distinção. Todas as farmácias comunitárias do país podem candidatar-se, com o período de submissão a decorrer até ao dia 31 julho.
Farmácia Miguens
Morada
Largo de Santo André, 39
2130-033 Benavente
Telefone
263 517 849
farmacia.miguens@gmail.com
Redes Sociais
www.facebook.com/farmaciamiguens
www.instagram.com/farmaciamiguens




