Farmacêuticos portugueses integram comités da FIP 52

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) iniciou o processo de atualização das suas declarações políticas, cuja aprovação está prevista para agosto de 2026, no Canadá. Neste processo, segundo refere a Ordem dos Farmacêuticos, no seu portal, quatro farmacêuticos portugueses foram escolhidos para integrar comissões especializadas.

Na seleção dos peritos, a FIP considerou tanto a especialização e experiência dos candidatos nos temas em discussão como o equilíbrio da representatividade regional.

Félix Dias Carvalho

Presidente da Secção Regional do Norte da OF e professor catedrático de Toxicologia na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, com mais de 30 anos de investigação em farmacologia e toxicologia, participa na revisão da declaração sobre ‘The role of pharmacists in reducing harm associated with drugs of abuse’.

Lúcia Santos

Para o tema ‘Pharmacists supporting women and responsible use of medicines – empowering informal carers’, foi nomeada Lúcia Santos, atual presidente da Secção Regional do Centro da OF. Com quase três décadas de experiência na Ordem dos Farmacêuticos, a farmacêutica tem conduzido projetos que reforçam o papel do farmacêutico no apoio a mulheres, promovendo o uso racional de medicamentos e a educação em saúde junto das comunidades.

Rita Sanches de Oliveira

A atual presidente do Conselho de Deontologia Farmacêutica da OF e docente universitária, Rita Sanches de Oliveira, integra a comissão sobre ‘Statement on Professional Standards: Code of Ethics for pharmacists’.

Ana Paula Mendes

Lidera atualmente o Centro de Informação do Medicamento da OF, foi nomeada para a comissão relativa ao tema ‘Pharmacist’s authority in pharmaceutical product selection: therapeutic interchange and substitution’.