
Os farmacêuticos Mariana Tomás e João Franco Machado foram distinguidos com o Prémio Letícia Ribeiro, durante a 33ª Sabatina de Hematologia, que decorreu no passado sábado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Este prémio visa reconhecer os melhores trabalhos apresentados naquela que é uma das principais reuniões científicas de hematologia em Portugal.
Mariana Tomás
Farmacêutica residente na Unidade Local de Saúde da Guarda, foi distinguida pela realização de um estudo que permitiu caracterizar a prevalência de défices de vitamina B12 na população, de acordo com as faixas etárias.
A vitamina B12 é um nutriente fundamental para a produção de células sanguíneas, pelo que o seu défice acarreta graves consequências para a saúde, tais como anemia e problemas neurológicos. Esta vitamina é obtida através da alimentação, a partir de produtos como a carne, o peixe e os ovos. Os idosos são a população em maior risco de apresentar carência de vitamina B12, pelo que os clínicos devem estar atentos aos sinais de alerta.
João Franco Machado
Farmacêutico residente na Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental e Professor Auxiliar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, foi distinguido pela elaboração de um trabalho que visou alertar os clínicos para as situações nas quais os contadores hematológicos automáticos podem contabilizar falsas trombocitopenias, bem como as medidas preventivas que devem ser implementadas para as impedir.
As falsas trombocitopenias, quando não identificadas, podem ter consequências graves, como por exemplo o cancelamento de cirurgias, a alteração de fármacos ou a administração de transfusões desnecessárias para os doentes.




