O papel dos farmacêuticos na triagem clínica na Linha SNS24 foi limitado, uma decisão repentina que “desrespeita profissionais de saúde que demonstraram estar à altura da responsabilidade” e “põe em causa a eficácia da linha”.
Na sua página de LinkedIn, uma farmacêutica, que trabalha na SNS24, revela que “durante o último mês, vários colegas farmacêuticos atuaram no perfil sénior da linha SNS24, após formação específica. Tínhamos acesso a mais de 70 situações clínicas diferentes que podíamos triar e resolver — o que contribuiu significativamente para a redução do tempo de espera e para um atendimento mais eficiente”.
Não obstante, de acordo com esta profissional de saúde, “na noite de 30 de abril, fomos informados de que, a partir da meia-noite, voltaríamos ao perfil júnior, com redução de honorários e autorização para triar apenas duas situações clínicas”.
Deste modo, “colegas que ontem resolviam chamadas com autonomia e eficácia viram-se hoje obrigados a passá-las para outros operadores — aumentando o tempo de espera e sobrecarregando a linha desnecessariamente”.
Para a farmacêutica, “esta decisão põe em causa a eficácia da linha” e “desrespeita profissionais de saúde que demonstraram estar à altura da responsabilidade”.




