O eurodeputado português Sérgio Humberto (Partido Popular Europeu – PPE) vai realizar, no próximo dia 5 de janeiro, pelas 11h30, uma visita institucional às instalações da OCP Portugal, localizadas na Maia, em resposta ao convite da ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos.
Sérgio Humberto, que será recebido por Nuno Flora, presidente executivo da ADIFA, e por Rui Carrington, CEO da OCP Portugal e membro da Direção da ADIFA, terá oportunidade de conhecer em detalhe a operação logística da OCP Portugal, bem como os processos que asseguram o abastecimento contínuo, seguro e atempado de medicamentos e produtos de saúde às farmácias de todo o território nacional.
A visita decorrerá no contexto do recém-anunciado acordo entre o Conselho e o Parlamento Europeu para a reforma da legislação farmacêutica da União Europeia, que deverá ser transposta e implementada entre 2026 e 2028.
A revisão do atual quadro legislativo, em vigor há mais de duas décadas, tem como objetivos modernizar o setor farmacêutico, estimular a inovação, acelerar processos de autorização e reforçar o acesso dos cidadãos europeus aos medicamentos. “A prevenção da escassez de medicamentos – matéria prioritária para a ADIFA e para os seus congéneres – será um dos eixos centrais da reforma, prevendo-se o reforço de instrumentos como a monitorização a nível europeu e de obrigações específicas ao abrigo do futuro Critical Medicines Act, enquadrado num quadro já existente que inclui a lista de medicamentos críticos”, explica a ADIFA, em comunicado.
“Além de dar a conhecer a relevância do serviço prestado pelos distribuidores farmacêuticos, esta visita constitui uma oportunidade valiosa para discutir com o eurodeputado Sérgio Humberto a dimensão europeia dos desafios enfrentados pelo setor. O acordo político para a reforma da legislação farmacêutica europeia é o contexto ideal para dialogar sobre a necessidade de reforçar a ação comunitária na prevenção da escassez de medicamentos, mas também para colocar em cima da mesa outros temas cruciais para a sustentabilidade da distribuição farmacêutica europeia, como a atualização da política de preços”, afirma, no mesmo comunicado, Nuno Flora.
Esta iniciativa “dá continuidade ao trabalho de diálogo institucional promovido pela ADIFA, reforçando a aproximação entre o setor da distribuição farmacêutica de serviço completo e os decisores políticos europeus”, conclui a associação.




