EUA reforçam investigação sobre cérebro e doenças como Alzheimer e Parkinson 0 151

EUA reforçam investigação sobre cérebro e doenças como Alzheimer e Parkinson

02 de Outubro de 2015

A fundação norte-americana Kavli e várias universidades dos EUA anunciaram na quinta-feira mais de cem milhões de dólares de contribuições privadas para a investigação sobre o cérebro, em particular as causas de doenças como Alzheimer e Parkinson.

 

A maioria destes fundos vai permitir criar três institutos Kalvi de neurociência nas universidades Johns Hopkins e Rockefeller, bem como na Universidade da Califórnia em San Francisco, avançou a “Lusa”.

 

Estes institutos vão fazer parte da rede internacional dos institutos Kavli, atualmente em número de vinte, dedicados, entre outras, a áreas como neurociência, astrofísica, nanociência e física teórica.

 

Estes novos fundos vão financiar investigações no quadro da iniciativa sobre o cérebro, designada “Brain”, lançada pelo Presidente norte-americano Barack Obama em abril de 2013, no quadro de uma parceria entre os setores público e privado, programa que ascende a 300 milhões de dólares.

 

Os cientistas esperam que uma compreensão aprofundada do funcionamento do cérebro abra a via a novos tratamentos de patologias cerebrais devastadoras como Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia, autismo ou epilepsia que, segundo a Organização Mundial de Saúde, afetam mais de mil milhões de pessoas.

Envie este conteúdo a outra pessoa