Estudante de doutoramento em C. Farmacêuticas explica investigação em 3 minutos e vence prémio 806

Créditos: Universidade do Porto

 Ângela Carapito, estudante do Doutoramento em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP)), foi a vencedora da quarta edição da U.Porto 3MT® (Three Minute Thesis), o concurso que, ao longo dos últimos meses, pôs à prova as capacidades de comunicação dos estudantes de doutoramento da U.Porto.

A final da competição deste ano decorreu no passado dia 16 de maio, no Salão Nobre da Reitoria. À semelhança das edições anteriores, os 20 finalistas foram desafiados a resumir oralmente os resultados das suas investigações em apenas três minutos, e com a ajuda de um único diapositivo.

A estudante convenceu o júri com a apresentação de A new approach to diagnose bladder cancer based on the urine odour fingerprint, título do seu projeto de doutoramento.

“A ciência é poderosa, mas só se a conseguirmos partilhar de uma forma que se relacione com as pessoas. É isso que torna este desafio tão emocionante – transformar a investigação numa história convincente que ressoe para além do mundo académico”, destaca Ângela Carapito, vencedora do primeiro prémio, no valor de 2.000 euros, citada pelo site da U.Porto.