A rede de equipas de Hospitalização Domiciliária está hoje presente em todo o território nacional, feito alcançado com a criação da equipa da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga a 24 de julho.
A Hospitalização Domiciliária no SNS já beneficiou cerca de 59 mil utentes, segundo dados da Direção Executiva do SNS, citados pelo Portal do SNS. Só no primeiro semestre de 2025, foram admitidos 6.836 novos doentes, refletindo a consolidação e a expansão contínua desta resposta assistencial em todo o território nacional.
A expansão desta modalidade tem também contribuído significativamente para aliviar a pressão sobre os serviços hospitalares. Deste modo, no ano passado, evitaram-se 108 923 dias de internamento em enfermarias, o que representa um aumento de 11% face ao ano anterior. Simultaneamente, registou-se um aumento significativo da capacidade instalada, existindo atualmente 415 camas de hospitalização domiciliária a nível nacional, o que representa um crescimento de 84% face ao ano da implementação deste modelo.
Ainda de acordo com o Portal do SNS, as equipas de hospitalização domiciliária representam um modelo inovador e eficaz na prestação de cuidados de saúde, permitindo uma resposta mais coordenada, eficiente e centrada no utente, assegurando cuidados de elevada qualidade no conforto do domicílio, sempre que clinicamente adequado.




