Ensaios clínicos já podem ser pesquisados por área geográfica e condição médica 819

Um novo mapa de ensaios clínicos está agora disponível no site público do Sistema de Informação sobre Ensaios Clínicos (CTIS). O mapa foi desenvolvido para proporcionar aos doentes e profissionais de saúde um acesso fácil a informações abrangentes e em tempo real sobre ensaios clínicos realizados na sua área, facilitando o acesso à investigação clínica na União Europeia (UE).

Construído com base nas informações públicas contidas no CTIS, o mapa permite que os utilizadores procurem ensaios em curso por área geográfica e condição médica.

De acordo com o noticiado no portal da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), no dia 03 de março, a pesquisa suporta termos em linguagem simples e inclui um sistema de correção automática que sugere alternativas em caso de erros ortográficos.

Além disso, os resultados da pesquisa incluem os contactos dos investigadores, permitindo ao público interessado obter diretamente informações sobre a possibilidade de participação num determinado ensaio. A primeira versão do mapa está disponível em inglês, sendo que outras línguas da UE serão adicionadas em futuras atualizações.

A criação deste mapa faz parte do plano de trabalho da iniciativa Accelerating Clinical Trials in the European Union (ACT EU) para 2025-2026.

O CTIS

Inclui uma base de dados pública e pesquisável para profissionais de saúde, doentes e cidadãos, garantindo o elevado nível de transparência previsto no Regulamento dos Ensaios Clínicos.

A autorização e supervisão dos ensaios clínicos são da responsabilidade dos Estados-Membros da UE/EEE, enquanto a EMA é responsável pela manutenção do CTIS. A Comissão Europeia supervisiona a implementação do Regulamento dos Ensaios Clínicos.