Ensaio clínico Bial: OM do Norte receia impacto do acidente na investigação 0 88

Ensaio clínico Bial: OM do Norte receia impacto do acidente na investigação

20 de Janeiro de 2016

O presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM) mostrou-se preocupado com o impacto negativo que o acidente que ocorreu durante um ensaio clínico da Bial, em França, poderá ter na investigação clínica.

«A investigação é fundamental para a evolução da Saúde e da Medicina, não só em Portugal como em qualquer parte do mundo», frisou Miguel Guimarães, defendendo que «tem sido a procura de novos medicamentos que tem permitido que hoje seja possível controlar ou mesmo curar doenças antes incontroláveis ou incuráveis, como por exemplo algumas doenças do foro oncológico ou infeccioso», lê-se num comunicado enviado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

O presidente da Ordem dos Médicos do Norte salientou também que «toda a investigação original comporta riscos, normalmente pequenos».

Para este responsável do CRNOM «toda esta situação, que envolveu a perda de uma vida humana é de lamentar profundamente».

Miguel Guimarães reitera, contudo, toda a confiança no laboratório Bial e na respetiva equipa de investigadores e aguarda que «a investigação em curso levada a cabo pelas autoridades francesas e pela própria Bial possam ajudar a esclarecer o que realmente aconteceu».

Envie este conteúdo a outra pessoa