EMA recomenda a aprovação de sete medicamentos 43

O Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou a aprovação de sete medicamentos na sua reunião de dezembro deste ano.

Segundo uma nota publicada no portal da EMA:

Anktiva (nogapendekin alfa inbakicept)

O comité recomendou-lhe a concessão de uma autorização de introdução no mercado condicional, para o tratamento de cancro da bexiga não músculo‑invasivo.

Aumseqa (aumolertinib)

O CHMP recomendou a concessão de uma autorização de introdução no mercado para este medicamento para o tratamento do cancro do pulmão de células não pequenas com mutação do EGFR.

Exdensur (depemokimab)

Recebeu um parecer favorável do CHMP para o tratamento de um tipo específico de asma chamado asma eosinofílica grave e para a rinossinusite crónica grave com pólipos nasais, uma inflamação do revestimento do nariz e dos seios nasais com inchaço no nariz.

Myqorzo (aficamten)

O CHMP adotou um parecer favorável relativo a este fármaco para o tratamento de adultos com cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva.

Mnexspike (vacina de mRNA contra a COVID-19)

O comité recomendou a concessão de uma autorização de introdução no mercado para a prevenção da COVID-19 em pessoas a partir dos 12 anos de idade.

Medicamentos biossimilares

O comité adotou ainda pareceres favoráveis para dois medicamentos biossimilares:

  • Gotenfia (golimumab), para o tratamento da artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, artrite psoriática, espondiloartrite axial e colite ulcerosa.
  • Ranluspec (ranibizumab), para o tratamento da degeneração macular neovascular relacionada com a idade, deficiência visual e outras retinopatias.