
Por ocasião do Dia Mundial do Rim (13 de março), a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o ‘Percurso de Cuidados Integrados para a Pessoa com Doença Renal Crónica’ no Sistema Nacional de Saúde, onde é recomendada a inclusão do farmacêutico no âmbito da consulta de doença renal avançada.
No que toca aos requisitos de estrutura para serviços de qualidade na gestão multidisciplinar da pessoa com doença renal crónica (DRC), nomeadamente no âmbito da consulta renal avançada, no documento é recomendada a inclusão do farmacêutico na equipa multidisciplinar, assim como o psicólogo e o fisioterapeuta.
Da equipa devem fazer obrigatoriamente parte um médico nefrologista, um enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica/com Experiência comprovada na área da DRC e competência acrescida em diálise, bem como um nutricionista e um assistente social.
O documento, desenvolvido no contexto da Estratégia Nacional para a Doença Renal Crónica 2023-2026, visa reforçar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da Doença Renal Crónica (DRC), assegurando uma abordagem integrada desde os Cuidados de Saúde Primários até às fases mais avançadas da doença.