Dispensa de medicamentos para a toxicodependência aumentou 24% em cinco anos 630

Dispensa de medicamentos para a toxicodependência aumentou 24% em cinco anos

29 de Agosto de 2016

A dispensa de medicamentos para tratar a dependência de drogas, como a heroína aumentou 24%, entre 2011 e 2015.

A metadona continua a ser o principal tratamento administrado junto da população toxicodependente, no entanto, os fármacos, como a buprenorfina, têm conquistado alguma popularidade, devido à liberdade que conferem aos doentes (podem ser tomados em casa sem ser necessário o auxílio de um profissional) e por serem mais seguros, já que «é mais difícil originar uma overdose», explica, ao “DN”, João Curto, presidente da Associação Portuguesa de Adictologia – Associação Portuguesa para o Estudo das Drogas e das Dependências.

Mas há diferenças nos custos destes tratamentos: a metadona é completamente gratuita para os utentes, a buprenorfina tem custos, embora seja comparticipada pelo Estado (em 37%). Ao comprar uma caixa de sete unidades de buprenorfina 8 mg, o utente paga 3,53 euros no caso do genérico e 15,40 euros pelo não genérico, avançou o “DN”.

Apesar das vantagens do uso de fármacos como a buprenorfina, João Curto diz que «há casos em que o tratamento tem de ser feito com metadona», nomeadamente quando o toxicodependente já tem muitos anos de consumo, em situações de maior degradação social e nas mulheres grávidas. Já aqueles que têm menos anos de consumo e apoio familiar podem beneficiar do tratamento com outros medicamentos.