
A DISOP, S.A. vai recolher vários lotes do Sistema de Peróxido a 3% para a Desinfeção de Lentes de Contacto (convencionais, descartáveis, de silicone hidrogel e RGP) após ter recebido reclamações de utilizadores, relatando sintomas como ardor, vermelhidão, prurido, inflamação, hiperemia, visão turva e dor decorrentes da sua utilização.
De acordo com o anunciado hoje no portal da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), “durante a investigação efetuada, verificou-se que, em alguns casos, os comprimidos neutralizadores que integram o sistema não desempenhavam corretamente a sua função, o que pode resultar na neutralização incompleta da solução desinfetante e levar à ocorrência de desconforto ocular acompanhado dos sintomas referidos”. Não foram, no entanto, registados incidentes graves com lesões oculares permanentes.
A DISOP emitiu ainda um aviso de segurança, segundo o qual os utilizadores dos lotes/marcas em causa deverão: parar imediatamente a utilização, guardando a embalagem utilizada, e contactar o estabelecimento onde o produto foi adquirido com vista à sua devolução.
Em caso de sintomas
Lavar os olhos com uma quantidade abundante de soro fisiológico ou lágrimas artificiais esterilizadas e contactar um profissional de saúde ocular.
Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através da plataforma REPORTE!.
Os lotes/marcas abrangidos por esta recolha estão indicados aqui.




