Diabetes: Medicamento com nova formulação, Infarmed alerta para risco de erro 956

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) informou, ontem, no seu portal que será introduzida no mercado nacional uma nova formulação de comprimidos para a diabetes Rybelsus (semaglutido administrado por via oral).

Segundo o regulador, esta nova formulação “apresenta maior biodisponibilidade do que a formulação inicial”, o que significa que dosagens mais baixas “são suficientes para alcançar o mesmo efeito terapêutico”.

Neste sentido, o Infarmed alerta que durante o período em que as duas formulações coexistirem no mercado, “existe o risco de administração incorreta, o que pode conduzir à ocorrência de efeitos indesejáveis”.

A nova formulação “mantém a mesma eficácia e segurança da formulação inicial e é administrada da mesma forma”.

O que os profissionais de saúde precisam de saber

Segundo a circular informativa N.º 141/CD/550.20.001, de 18 de dezembro, foram alterados o tamanho e a forma dos comprimidos, bem como a embalagem da nova formulação. Deste modo:

  • Os comprimidos de Rybelsus (3 mg, 7 mg e 14 mg) estão a ser substituídos por uma nova formulação com maior biodisponibilidade, que contém dosagens mais baixas de semaglutido (1,5 mg, 4 mg e 9 mg, respetivamente).
  • As duas formulações coexistirão temporariamente no mercado para garantir a disponibilidade contínua do medicamento.
  • Os profissionais de saúde devem informar os doentes que utilizam Rybelsus sobre esta alteração sempre que prescreverem ou dispensarem a nova formulação.
  • Os profissionais de saúde devem prescrever as dosagens da nova formulação aos doentes que iniciem o tratamento com Rybelsus pela primeira vez.