A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou – assente no legado do Programa Nacional de Vacinação (PNV), que celebra este ano 60 anos de existência – o ‘Livro Azul de Vacinas: Programa Nacional de Vacinação e outras estratégias de imunização’, o novo referencial técnico nacional em matéria de vacinação e imunização, de teor normativo, que marca uma nova etapa na vacinação em Portugal,
Segundo explica a DGS, no seu portal, o Livro Azul de Vacinas tem como propósito dinamizar a informação sobre vacinas e imunoglobulinas, acompanhando o seu rápido desenvolvimento científico e tecnológico, bem como as mudanças da epidemiologia, em Portugal e no mundo.
Sendo um documento em constante atualização, permitirá ajustar em tempo real as recomendações de vacinação e imunização, integrando todas as estratégias nacionais de vacinação e imunização ao longo de todo o ciclo de vida.
O referencial, que agrega toda a informação relevante sobre vacinas e imunização, está estruturado em quatro partes:
- Parte 1 – Programa Nacional de Vacinação – com notas históricas, linhas programáticas, esquemas de vacinação e regras gerais.
- Parte 2 – Princípios gerais da vacinação e imunização – com disposições sobre o desenvolvimento das vacinas e o funcionamento do sistema imunitário.
- Parte 3 – Doenças evitáveis por vacinação – agregando informação sobre a doença e suas complicações, a epidemiologia e as recomendações aplicáveis sobre vacinação.
- Parte 4 – Vacinação do viajante (em produção).
O Livro Azul de Vacinas pode ser consultado aqui.




