Desafios da Farmácia Clínica: “Teria de haver um suporte legal que definisse as funções clínicas do Farmacêutico” 742

A integração plena do farmacêutico nos serviços clínicos continua a ser um dos principais desafios para o desenvolvimento da farmácia clínica em Portugal. 

Para Rita Brito, farmacêutica na Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra e membro do júri do Prémio Farmácia Clínica Nutrição Parentérica’25 by Fresenius Kabi, os desafios que ainda limitam o desenvolvimento da farmácia clínica em Portugal passam, precisamente, pela “integração obrigatória do Farmacêutico nos serviços clínicos, saindo da Farmácia e libertando-se de algumas funções menos qualificadas”. Neste sentido, “teria de haver um suporte legal que definisse as funções clínicas do Farmacêutico”.

A farmacêutica, aponta ainda “a necessidade de dar a conhecer a função do Farmacêutico, de modo a mostrar o impacto clínico e económico, ” e a “formação e especialização adequadas”.

 

“Melhorar a vida dos doentes”

Quanto ao Prémio Farmácia Clínica Nutrição Parentérica’25 by Fresenius Kabi, que visa distinguir artigos de investigação e/ou case studies clínicos, elaborados por farmacêuticos hospitalares, na área terapêutica de Nutrição Parentérica, Rita Brito indica alguns critérios considerados essenciais para um projeto poder vir a ser vencedor na área da Farmácia Clínica: deve ser “baseado em guidelines publicadas, com evidência clínica, inovação e sustentabilidade”.

Nutrição Parentérica em Destaque: Farmacêuticos chamados a inovar

Uma vez que o prémio pode contribuir para uma maior “visibilidade, reconhecimento, motivação e melhoria dos cuidados”, o elemento do júri apela à participação dos colegas, visto que o Prémio Farmácia Clínica Nutrição Parentérica’25 by Fresenius Kabi pode contribuir para “melhorar a vida dos doentes e o reconhecimento do Farmacêutico”.

 

O prémio

Prémio Farmácia Clínica Nutrição Parentérica’25 by Fresenius Kabi é sujeito a candidatura. As candidaturas encerram a 15 de setembro de 2025.

Poderão participar nesta iniciativa todos os farmacêuticos hospitalares portugueses inscritos na Ordem dos Farmacêuticos. A participação está limitada exclusivamente a estes profissionais.

O vencedor poderá publicar o seu artigo, na íntegra, na Plataforma FARMÁCIA CLÍNICA®; receberá um prémio monetário no valor de mil euros e um diploma de vencedor.

Mais informações aqui.