Portugal deu início à partilha de dados com a Noruega no contexto da infraestrutura europeia A Minha Saúde@UE (MyHealth@EU). Desde 13 de janeiro que os portugueses em território norueguês dispõem de cuidados de saúde mais integrados e com maior continuidade ao longo da sua estada. Na prática, os profissionais de saúde noruegueses podem agora consultar, mediante consentimento, o Resumo de Saúde eletrónico de cidadãos portugueses, sempre que tal seja clinicamente necessário.
Com a adesão da Noruega, Portugal passa a operar, de acordo com uma nota publicada no site dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em diferentes serviços digitais de saúde, com a totalidade dos 16 países atualmente ligados à infraestrutura MyHealth@EU: Malta, Croácia, Luxemburgo, França, Estónia, Finlândia, Países Baixos, Espanha, República Checa, Polónia, Letónia, Lituânia, Irlanda, Chipre, Grécia e Noruega.
O que é possível fazer
- Cidadãos portugueses podem obter cuidados médicos em Malta, Croácia, Luxemburgo, França, República Checa, Espanha, Países Baixos, Estónia, Letónia, Irlanda, Chipre, Grécia e Noruega.
- Cidadãos malteses, croatas, checos, espanhóis, estónios, luxemburgueses e letões, caso necessitem, podem usufruir de cuidados médicos em Portugal.
- Cidadãos portugueses podem levantar medicamentos em farmácias na Estónia, Finlândia, Croácia, Espanha, Polónia, República Checa, Letónia, Lituânia, Chipre e Grécia.
- Cidadãos finlandeses, croatas, espanhóis, estónios, polacos e lituanos podem levantar medicamentos nas farmácias de Portugal.




