O júri do Epica Awards 2025 decidiu conceder dois Grand Prix em duas categorias muito disputadas. Na categoria Filme, que continua a brilhar numa era de múltiplas plataformas de media, dois filmes muito diferentes para marcas de materiais de construção ganharam grandes prêmios.
O Grand Prix de Filme foi entregue a ‘No Project Without Drama’, da HeimatTBWA\ Berlin para a Hornbach, que transforma a publicidade em teatro com cenários artesanais e coreografias que transformam um cano com fuga numa ‘ópera de canalização’.
O segundo Grand Prix foi para ‘We Need to Talk About Eli’, da Morgenstern para a Maxbo, na Noruega, e retrata de forma hilariante uma menina que aprendeu palavrões com o pai. O júri considerou que era
puro entretenimento, perfeitamente ajustado.
O Grand Prix de Responsabilidade – que celebra trabalhos por boas causas – também foi concedido a dois projetos diferentes: a ‘AXA – 3 Words’, da Publicis Conseil, na França, oferece proteção às vítimas de violência doméstica como parte de uma nova cobertura de seguro inovadora; e a ‘Miniatur Warmland’, da Grabarz & Partner, para a Deutsche Telecom, que combinou tecnologia com a maior maquete ferroviária do mundo, em Hamburgo, para demonstrar o impacto potencial do aquecimento global a um público jovem.
Em comunicado, destaca-se ainda que houve um primeiro Grand Prix Epica Awards para a Coreia do Sul, graças à INNOCEAN, que ganhou o prémio de Inovação pelo filme ‘Night Fishing’, filmado inteiramente com as câmaras do carro Hyundai IONIQ.
O Grande Prix de Relações Públicas foi para a McCann Paris e a L’Oréal Paris por ‘The Final Copy of Ilon Specht’. No centro da campanha estava um documentário sobre o redator por trás da frase icónica “Porque eu valho a pena”. Mas a agência aproveitou o lançamento do filme no Dia Internacional da Mulher para provocar uma conversa muito mais ampla sobre a capacidade dessa única frase de empoderar as mulheres e a sua importância na luta pela igualdade.
O Grand Prix Digital foi atribuído a ‘Camdom: The First Digital Condom’, da INNOCEAN, para a marca de preservativos Billy Boy, na Alemanha. Esta aplicação exclusiva para telemóveis bloqueia o dispositivo e todos os que se encontram nas proximidades, impedindo a filmagem de encontros íntimos e o potencial uso dos resultados como ‘pornografia de vingança’.
O Grand Prix de Impressão foi atribuído à campanha ‘IKEA – Made For Life’, da TRY, na Noruega. Os anúncios impressos clássicos e bonitos ligam dois produtos IKEA diferentes com uma narrativa comovente ou humorística. Eles combinam copywriting e direção de arte para um efeito sublime.
Ainda em comunicado, é especificado que, este ano, não houve Grand Prix de Design ou Media, pois o júri considerou que os candidatos tinham méritos iguais e decidiu não destacar um projeto individual.
O debate do Grand Prix aconteceu em Paris, sendo que o maior número de inscrições este ano veio do Canadá (138), seguido pela Alemanha (120) e França (101).
Em termos de resultados, o Canadá ficou em primeiro lugar no ranking de países, com 51 prémios, incluindo 1 ouro, 17 pratas e 33 bronzes, seguido pela Alemanha, com 42 prémios, incluindo 3 Grand Prix, 10 ouros, 18 pratas e 11 bronzes, e pela França, com dois Grand Prix, 15 ouros, 13 pratas e 11 bronzes.
GRAND PRIX
- FILM: “No Project Without Drama”, HeimatTBWA\ Berlin, Hornbach (Germany) + “We Need to Talk About Eli”, Morgenstern, Maxbo (Norway)
- RESPONSIBILITY: “AXA – 3 Words”, Publicis Conseil, AXA (France) + “Miniatur Warmland”, Grabarz & Partner, Deutsche Telecom (Germany)
- INNOVATION: “Night Fishing”, INNOCEAN, IONIQ (Republic of Korea)
- PR: “The Final Copy of Ilon Specht”, McCann Paris, L’Oréal Paris (France)
- DIGITAL: “Camdom: The First Digital Condom”, INNOCEAN, Billy Boy (Germany)
- PRINT: “IKEA – Made For Life” campaign, TRY, IKEA (Norway)
- NETWORK OF THE YEAR: Publicis
- AGENCY OF THE YEAR: TRY (Norway)
- INDEPENDENT AGENCY OF THE YEAR: TRY (Norway)




