
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) desenvolveu mais competências farmacêuticas, uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos farmacêuticos.
Depois de criada a competência em oncologia, já em pleno funcionamento, estão a ser desenvolvidas, segundo noticiado hoje no portal da OF, as competências farmacêuticas de Saúde Pública, Investigação Clínica e Medicina Farmacêutica.
Estão ainda em curso os trabalhos para criação das competências farmacêuticas em Cuidados Paliativos e em Gestão e Administração em Saúde.
Saúde Pública
A norma específica para atribuição da competência farmacêutica em saúde pública, publicada no passado dia 13 de março, tem como objetivo “reconhecer a capacidade diferenciada do farmacêutico para estruturar e fundamentar a intervenção farmacêutica, baseada nos princípios e pilares fundamentais da saúde pública”, refere a OF, acrescentando que “em breve será publicado o calendário de candidaturas, bem como disponibilizados os templates de candidatura”.
Contribuíram para o desenvolvimento desta competência os farmacêuticos:
- Carla Alexandra de Matos Torre
- José Joaquim Costa Cabrita da Silva
- Luísa Maria Sobreira Vieira Peixe
- Cristina Maria Moreira Campos Furtado Figueiredo
- Nuno Miguel de Sousa Lunet
Investigação Clínica
Esta competência farmacêutica tem como objetivo reconhecer os farmacêuticos que adquiram conhecimentos para desempenhar atividades de investigação clínica de forma diferenciada.
O documento esteve em consulta pública até ao dia 28 de março, tendo já sida aprovada a versão final, que será publicada em Diário da República brevemente, para que possa depois seguir-se a abertura de candidaturas.
Contribuíram para o desenvolvimento desta competência os farmacêuticos:
- António Teixeira Rodrigues
- Catarina Oliveira
- Fernando Fernandez-Llimos
- Maria Teresa Herdeiro
Medicina Farmacêutica
O objetivo desta competência é dar resposta “às novas exigências do setor da saúde, reconhecendo o desenvolvimento profissional do farmacêutico e criando a diferenciação técnica necessária ao exercício desta atividade em rápido crescimento”, explica a OF.
O documento está em consulta pública até hoje (dia 04) e em breve será publicado em Diário da República, para que possa depois seguir-se a abertura de candidaturas.
Contribuirão para o desenvolvimento desta competência os farmacêuticos:
- Alexandra Reis Stoffel
- Ana Catarina Reis
- Antonieta Lucas
- Carla Gomes
- Carlos Sá
- Isabel Rodrigues
- Nuno Pires
- Pedro Freitas
- Ricardo Rodrigues
- Rita Tinoco
- Sara Figueiredo