
A terceira edição do Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, promovido pela ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos, realiza-se a 8 de outubro no Lagoas Park, em Oeiras.
Num momento em que a distribuição farmacêutica ganha renovada centralidade no contexto político e regulatório, o Congresso propõe uma reflexão alargada sobre o papel deste elo essencial da cadeia do medicamento.
Sob o mote ‘Mais Distribuição, Mais Saúde’, o evento, segundo especifica a ADIFA em comunicado, assume-se como um fórum estratégico para debater os temas prioritários do setor do medicamento, reunindo variadas entidades públicas e setoriais, como a Agência Europeia de Medicamentos, o Infarmed, a Direção Executiva do SNS, a Ordem dos Farmacêuticos, a Associação Nacional das Farmácias, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, bem como representantes de diversas associações de doentes.
A edição de 2025 contará ainda com a presença de reconhecidos especialistas e representantes de empresas e consultoras como a Pfizer, Generis Farmacêutica, Deloitte, IQVIA, entre outras.
O programa
O programa do evento arranca com uma apresentação sobre as ‘Tendências do mercado farmacêutico europeu e mundial’, a cargo de Simon Tottman, Vice President Global Strategic Partnerships da IQVIA, numa sessão moderada por Rui Carrington, diretor da ADIFA. Segue-se um painel dedicado ao ‘Valor da distribuição farmacêutica para a economia e a saúde em Portugal’, que contará com a moderação de Miguel Silvestre, da direção da ADIFA, e com a participação de Filipe Perdigão Costa (Deloitte), Rui Santos Ivo (INFARMED), Ema Paulino (ANF), Luís Abrantes (Generis Farmacêutica) e Paulo Teixeira (Pfizer Portugal).
A manhã encerra com a sessão ‘Mais Acesso, Mais Saúde – aproximar o medicamento à população’, que será moderada por João Paulo Sotana, da direção da ADIFA. Em debate estarão Álvaro Almeida (Direção Executiva do SNS), Carlos Alves (INFARMED), Humberto Martins (Ordem dos Farmacêuticos), Raquel Chantre (APAH) e Jaime Melancia (Plataforma Saúde em Diálogo).
Durante a tarde, as oportunidades providenciadas pela revolução da IA estarão em destaque na sessão ‘Mais Tecnologia, Melhor Serviço – como atuar na era das plataformas e da inteligência artificial’, que contará com participação da Capgemini, seguindo-se a discussão sobre um dos principais desafios das empresas nacionais sob o tema ‘Mais Sustentabilidade, Melhor Futuro – um compromisso inadiável para a distribuição farmacêutica’, com a intervenção de Filipa Fixe Santos (Diretora de Healthcare da KPMG). Ambas as sessões serão moderados por Helder Mesquita, diretor da ADIFA.
O último debate da tarde incidirá sobre ‘Melhor Regulação, Melhor Disponibilidade – otimizar a gestão da cadeia do medicamento’. Hugo Ramos, da direção da ADIFA, irá moderar a sessão, que reunirá Monica Dias (Agência Europeia do Medicamento), Érica Viegas (Infarmed), Ema Paulino (ANF), João Almeida Lopes (APIFARMA) e Alexandre Guedes da Silva (Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla).