Congresso FIP: Bastonário apresenta Competência em Oncologia e alterações regulamentares 388

Durante a 83.ª edição do Congresso Mundial da Federação Internacional Farmacêutica (FIP),que começou no domingo e termina hoje, em Copenhaga, o bastonário da Ordem dos Farmacêutico (OF), Helder Mota Filipe, participou na reunião do Regulatory Advisory Group (RAG) da FIP, onde apresentou as mais recentes alterações regulamentares em Portugal, nomeadamente no setor do medicamento e no exercício farmacêutico, destacando a evolução do sistema de avaliação de tecnologias de saúde e o impacto deste processo na definição do preço e no acesso dos cidadãos a medicamentos inovadores.

O bastonário sublinhou ainda a necessidade de garantir mecanismos de financiamento sustentáveis e decisões regulamentares que assegurem equidade no acesso às terapêuticas.

A intervenção portuguesa integrou-se, de acordo com o explicado, ontem, no portal da OF, numa agenda mais ampla do grupo, que incluiu a revisão da história e dos objetivos do RAG, bem como a apresentação dos recursos desenvolvidos nos últimos anos. Foram também discutidos projetos em curso, entre os quais a elaboração de um white paper sobre certificações pós-licenciamento e credenciações para a prática avançada, o apoio à Associação Farmacêutica da Etiópia, e a implementação de um projeto sobre profissionalismo e ética no ensino farmacêutico.

Neste contexto, Helder Mota Filipe destacou igualmente a relevância da implementação em Portugal de medidas que permitem a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, reforçando o papel das farmácias comunitárias como pontos de acesso qualificados e seguros para os utentes.

O responsável apontou ainda a valorização crescente das competências dos farmacêuticos, em particular da de investigação clínica (recentemente criada), área considerada essencial para acelerar o acesso a novos medicamentos e fortalecer a posição de Portugal na investigação em saúde.

Competência Farmacêutica em Oncologia

Já durante a sessão ‘Sharing ideas of member organisations: Portuguese Pharmaceutical Society, Portugal & General Pharmaceutical Council of Spain, Spain‘, decorrida a 1 de setembro, Helder Mota Filipe destacou que a Competência Farmacêutica em Oncologia valoriza a ação do farmacêutico nas equipas multidisciplinares e no acompanhamento do doente, garantindo a maior qualidade e segurança na utilização dos medicamentos oncológicos, sendo que, ainda segundo o referido no portal da OF, esta nova forma de diferenciação dos farmacêuticos surge como resposta à crescente complexidade dos cuidados oncológicos e ao papel cada vez mais relevante que os farmacêuticos assumem no acompanhamento do doente oncológico.

A experiência do farmacêutico na deteção de sinais de doença mental

Na mesma sessão, a secretária geral e a tesoureira do Consejo General de Colegios Farmacéuticos (CGCOF) de Espanha, Raquel Martínez e Rita de La Plaza, apresentaram o projeto ‘Rural Schools for Mental Health’, que envolve mais de 300 farmácias comunitárias em pequenas localidades, falando da experiência do farmacêutico na deteção precoce de sinais de doença mental, na sua referenciação e na promoção da literacia em saúde, reforçando a importância na adesão à terapêutica e na coesão social das comunidades rurais onde a população tem menos acesso a serviços de saúde.

OF assina declaração sobre RAM

Foi assinada na 83.ª edição do Congresso Mundial da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) a Declaração de Copenhaga sobre a Resistência aos Antimicrobianos (RAM).

O documento, subscrito pelo presidente da FIP, Paul Sinclair, por Stine Hasling Mogensen, presidente da Pharmadanmark, e por Jesper Gulev Larsen, presidente da Associação de Farmácias Dinamarquesas, contou com o apoio de 79 organizações membros da Federação, entre as quais a Ordem dos Farmacêuticos.

A Ordem dos Farmacêuticos, como refere no seu portal, associou-se a esta iniciativa, “comprometendo-se, juntamente com os restantes membros e líderes da FIP, a contribuir ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, promovendo a equidade no acesso à saúde, o uso responsável dos antimicrobianos e a melhoria dos resultados em saúde”.

A Declaração aponta para a urgência de reforçar a cadeia global de abastecimento de medicamentos e de apostar em tecnologias inovadoras, seja através da modernização dos sistemas de produção, seja pelo investimento em novos antibióticos, ferramentas de diagnóstico e vacinas. O documento salienta ainda a relevância da investigação científica e da colaboração entre investigadores, profissionais de saúde e a indústria farmacêutica, de modo a gerar evidência sólida sobre a eficácia das intervenções e o impacto da gestão responsável dos antimicrobianos.

16 Pósteres científicos

A Ordem dos Farmacêuticos expôs 16 pósteres científicos, destacando os principais projetos que têm sido desenvolvidos ao longo do último ano.

Eis a lista dos temas apresentados:

  • TOP Hospital Pharmacy – The excellence of hospitals;
  • Dispensing of hospital-only medicines in community pharmacies;
  • Pharmacists and environmental responsibility;
  • Shaping the future of pharmacy;
  • Analysis of pharmacists’ perception regarding the services of the Medicines Information Center;
  • A new participation model – early career pharmacists;
  • The new pharmaceutical competence in oncology;
  • Enhancing health literacy in older adults;
  • Self-assessment in pharmacy law and ethics e-learning;
  • Empowering pharmacists to generate evidence in practice: Development of a training programme;
  • Development of a social mobilisation project for pharmacists to improve health population;
  • Emerging areas of the pharmaceutical profession;
  • Development of a strategy and organizational culture related to citizen engagement;
  • CT-Luso – Ethics and regulatory capacity building partnership for clinical trials;
  • Evaluating the efficacy of valproic acid-loaded lipid nanoparticles for nose-to-brain delivery using a 3D-printed nasal cast; 
  • The Role of microRNAs in the Treatment of Multiforme Glioblastoma: A Systematic Review.