Foi ontem assinada a Declaração de Copenhaga da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) sobre Resistência Antimicrobiana (RAM), durante a sessão plenária ‘Agir em conjunto por Uma Só Saúde: Reforçar a colaboração global para combater a RAM’, no congresso mundial da FIP, que está a acontecer, em Copenhaga, na Dinamarca.
A declaração define prioridades claras para enfrentar a resistência antimicrobiana, incluindo o fortalecimento de parcerias globais, a promoção da vacinação e do uso racional de antimicrobianos, a proteção das cadeias de abastecimento de medicamentos e o avanço das evidências sobre gestão responsável e resultados.
O documento reafirma ainda o papel vital dos farmacêuticos na proteção da eficácia dos antimicrobianos e no reforço dos sistemas de saúde contra esta ameaça global crítica.
Este apelo à ação, segundo explicado no portal da FIP, foi coassinado pelo presidente da FIP, Paul Sinclair, por Stine Hasling Mogensen, presidente da Pharmadanmark, e por Jesper Gulev Larsen, presidente da Associação das Farmácias Dinamarquesas. E teve o poio de membros da FIP como a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Ordem dos Farmacêuticos.
A declaração pode ser lida aqui.




