Conferência: Impacto da inteligência artificial na sustentabilidade da saúde em análise 619

A 13.ª edição da Conferência Sustentabilidade em Saúde, organizada pela biofarmacêutica AbbVie, em parceria com o jornal Expresso tem por objetivo promover a discussão em torno da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), refletindo nesta edição sobre o impacto da inteligência artificial  e a recetividade dos utentes portugueses à sua utilização.

O evento – que se realiza a 1 de julho, pelas 09h00, no Centro Cultural de Belém – contará com a presença de figuras reconhecidas no setor da Saúde e será encerrado com uma intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Pedro Simões Coelho, professor catedrático da NOVA Information Management School (NOVA IMS), apresentará os resultados do Índice Saúde Sustentável 2025, que todos os anos avalia a sustentabilidade do SNS. Para discutir esses mesmos dados estarão Manuel Pizarro, médico e ex-Ministro da Saúde, e Miguel Guimarães, deputado e ex-Bastonário da Ordem dos Médicos.

O Índice de Saúde Sustentável 2025 integra também dados inéditos sobre a perceção e recetividade dos utentes portugueses relativamente à utilização de inteligência artificial em saúde. Estes novos dados darão o mote, segundo um comunicado, para a mesa-redonda ‘Inteligência Artificial na Saúde: para onde caminhamos’, que junta Rui Ivo (ainda sujeito a confirmação), presidente do Infarmed, Ricardo Baptista Leite, CEO da Health AI, e Miguel Mascarenhas, professor e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A entrada na 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde é gratuita mediante inscrição que pode ser feita aqui.