
A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), em parceria com a revista Marketing Farmacêutico e com o apoio da Jaba Recordati, apresentam uma Pós-graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica.

Em entrevista ao NETFARMA, João Barros, coordenador do curso, revela a razão que levou à criação da pós-graduação: “a consciência de que havia uma lacuna no mercado neste tipo de formação. Ou seja, existem formações em gestão nesta área, mas não havia uma que abordasse especificamente a área da Comunicação e Marketing”.
Este curso foi, assim, criado “para responder às necessidades de conhecimentos e aquisição de competências ao nível da Comunicação e do Marketing na Indústria Farmacêutica, começando por marcar a sua diferença por ser organizado por duas instituições de ensino superior público reconhecidas nestas áreas”.
De acordo com o responsável, “tivemos ainda a sorte de conseguir juntar um grupo de parceiros e apoios de inquestionável mérito”.
Responder às necessidades
O curso é constituído por dois semestres, em sistema de e-learning, e confere um Diploma de Pós-graduação.
A sua estrutura é composta por dez unidades curriculares, “que abordam desde o planeamento de meios, à gestão de marcas e à comunicação relacional com os profissionais de saúde”, explica João Barros, acrescentando que “os alunos usam ainda um software específico para o sector farmacêutico, que lhes permite gerir em ambiente simulado um departamento de marketing e de vendas”.
Os detentores da Pós-graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica são, assim, “preparados para desempenhar funções nas diversas áreas da comunicação marketing das mais diversas organizações no Setor Farmacêutico e para responder às necessidades que acompanham a evolução das estratégias e práticas de comunicação na multiplicidade de canais existentes e emergentes.
Para estudantes e profissionais
“O curso interessa a quem quer que pretenda enriquecer o conhecimento em Comunicação e Marketing na área da Indústria Farmacêutica”, sumariza o coordenador, tendo sido “preparado para poder ser uma mais-valia quer para os profissionais da Indústria que queiram enriquecer e aprofundar o seu conhecimento, quer para estudantes das áreas da Comunicação e da Saúde que desejem desenvolver a formação nesta área”.
O que precisa de saber (mesmo) sobre a Pós-graduação
João Barros destaca:
Formadores com experiência na indústria
- “A pós-graduação conta com um corpo docente que é um misto de académicos e profissionais com forte relação com o mercado. Até porque essa é a raiz das instituições que fazem esta pós-graduação. Estamos, desde o início, habituados a preparar profissionais que saiam prontos para o mercado e os seus desafios.”
Casos reais e projetos práticos
- “São desenvolvidos nas diferentes Unidades Curriculares diversos casos práticos, recorrendo inclusive aos meios que são utilizados profissionalmente.”
Forte ligação ao mercado farmacêutico de que modo
- “Quer através dos parceiros, quer por um corpo docente com profissionais de referência na área da Comunicação e Marketing Farmacêutico.”
Ideal para profissionais em atividade porque
- “Permite-lhes enriquecer e aprofundar o conhecimento. É a mais-valia que permite terminar a corrida na frente. Acreditamos que temos todos os ingredientes para um projeto diferente que faz diferença.”
Mais informações aqui.
O processo de candidatura pode ser feito aqui até dia 04 de julho.