O Comité dos Medicamentos à Base de Plantas (HMPC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) elegeu, na sua reunião de janeiro, Carmen Purdel como presidente, para um mandato de três anos com início em 2 de março deste ano.
Segundo uma nota publicada no portal da EMA, Carmen Purdel é avaliadora de qualidade na Agência Nacional de Medicamentos e Dispositivos Médicos da Roménia e professora associada no Departamento de Toxicologia da Universidade de Medicina e Farmácia de Bucareste, Roménia.
Carme Purdel, que faz parte do comité desde 2011, vai substituir Emiel van Galen, do Departamento de Produtos Botânicos e Novos Alimentos do Conselho de Avaliação de Medicamentos (CBG-MEB), que se aposentará como presidente após ter cumprido o máximo de dois mandatos de três anos.
“O HMPC, através das suas recomendações científicas de alta qualidade, desempenha um papel vital na harmonização da regulamentação dos medicamentos e substâncias à base de plantas na UE”, declara Carmen Purdel, revelando que “uma prioridade fundamental é explorar novas iniciativas para a utilização estruturada de dados do mundo real, que oferecem oportunidades significativas para apoiar o nosso trabalho na avaliação de substâncias e preparações à base de plantas”.
A nova responsável acrescenta ainda que “na qualidade de presidente, estou empenhada em promover o intercâmbio de conhecimentos especializados coletivos dentro da rede, proporcionando uma comunicação acessível e transparente sobre os medicamentos tradicionais à base de plantas, a fim de garantir a sua utilização segura e informada no mercado da UE”.
HMPC
É o comité responsável pela compilação e avaliação de dados científicos sobre substâncias, preparações e combinações à base de plantas, com vista a apoiar a harmonização do mercado europeu.
O HMPC prepara os pareceres da EMA sobre substâncias e preparações à base de plantas, juntamente com informações sobre as utilizações recomendadas e as condições de segurança. Assim, as autoridades nacionais competentes podem consultar um conjunto único de informações sobre uma substância ou preparação à base de plantas ao avaliar os pedidos de comercialização de medicamentos à base de plantas.




