Comité de Terapias Avançadas da EMA reelege presidente 259

Na sua reunião de janeiro, o Comité de Terapias Avançadas (CAT) da  Agência Europeia de Medicamentos (EMA) reelegeu Ilona Reischl como sua presidente, para um segundo mandato de três anos.

Ilona Reischl, segundo revela a agência numa nota publicada no seu portal, é avaliadora de qualidade de produtos biotecnológicos e medicamentos de terapias avançadas (ATMP) na Agência Austríaca de Medicamentos e Dispositivos Médicos (AGES MEA).

Antes de se tornar presidente, ela atuou como vice-presidente do CAT de janeiro de 2017 a janeiro de 2023.

“Sinto-me honrada pela confiança contínua dos meus colegas, que se traduziu na minha reeleição como presidente do CAT”, referiu, no comunicado citado, Ilona Reischl, acrescentando que “o próximo período será de importante evolução, à medida que nos preparamos para a transição prevista na nova legislação farmacêutica”.

A responsável sublinhou ainda que, “em conjunto com o CAT, estou empenhada em garantir um quadro robusto e preparado para o futuro, que responda eficazmente aos desafios científicos e regulamentares do desenvolvimento e autorização das ATMP na UE.

O CAT

A sua principal função é avaliar os pedidos de ATMP apresentados à EMA e elaborar um parecer, antes de o Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) adotar um parecer final sobre a autorização de introdução no mercado do medicamento. O CAT também é responsável pela classificação e certificação dos ATMP.