Cientistas desenvolvem vacina que neutraliza VIH em ratos 0 145

19 de Janeiro de 2015

Um grupo de cientistas desenvolveu uma vacina experimental que pode gerar em ratos os anticorpos necessários para neutralizar o vírus do VIH, que provoca a sida.

 

As conclusões foram publicadas em três estudos divulgados quinta-feira nas revistas especializadas “Cell” e “Science”, segundo avançou a “Lusa”.

 

Os estudos foram realizados por cientistas de dois centros norte-americanos, o Instituto de Investigação Scripps e da Universidade Rockefeller, e pela Iniciativa Internacional da Vacina da Sida.

 

A descoberta pode fornecer informação crucial para se chegar a uma vacina eficaz contra a sida, referem no estudo os autores.

 

A natureza mutante do vírus VIH, assim que entra no corpo, tem sido uma frustração para os investigadores, que têm feito um enorme esforço para compreender o comportamento do vírus.

 

Nos últimos anos, os cientistas conseguiram perceber que um pequeno grupo de pessoas que vive com VIH desenvolve anticorpos que neutralizam amplamente o vírus.

 

Os investigadores que publicaram o estudo conseguiram demonstrar que é possível gerar aqueles anticorpos em ratos através de uma sucessão de vacinas.

 

Envie este conteúdo a outra pessoa