Centro de Atendimento de Sete Rios atendeu mais de 18.300 utentes 452

Mais de 18.300 utentes foram atendidos no Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios, em Lisboa, desde que abriu há ano, dando resposta a cerca de 10% das pulseiras verdes e azuis da urgência hospitalar do Hospital Santa Maria.

Os dados, avançados hoje à agência Lusa pela Unidade Local de Saúde (ULS) Santa Maria, a propósito de um ano de atividade do Centro de Atendimento Clínico (CAC), completado em 01 de agosto, referem que foram atendidos 18.305 utentes, dos quais cerca de 30% encaminhados pelo Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria e 70% referenciados pela Linha SNS 24.

“Este modelo de atendimento, próximo e diferenciado, permitiu dar resposta a cerca de 10% das pulseiras verdes e azuis da urgência hospitalar, com elevados níveis de satisfação tanto por parte dos utentes como das equipas envolvidas”, salienta a instituição.

No primeiro ano de funcionamento, o CAC de Sete Rios encaminhou 2% dos utentes (298 casos) para o Serviço de Urgência Central, verificando-se uma taxa de internamento residual, inferior a 0,1%.

Segundo os dados, o tempo médio até à primeira avaliação médica situou-se abaixo dos 10 minutos.

Para a ULS Santa Maria, “estes dados validam a robustez do modelo de referenciação clínica adotado”.

As equipas multidisciplinares da ULS Santa Maria asseguraram ainda 5.129 atendimentos de enfermagem e realizaram 1.504 exames de diagnóstico, entre análises clínicas, radiografias e eletrocardiogramas.

O CAC de Sete Rios é uma resposta estratégica que visa, por um lado, garantir um acesso mais célere e adequado em situações de menor gravidade e, por outro, salvaguardar a capacidade de resposta da urgência central do Hospital de Santa Maria, vocacionada para situações críticas e de elevada complexidade, como é exigido a um hospital universitário”, disse o presidente da instituição, Carlos Martins.

Para o presidente da ULS Santa Maria, “este primeiro ano de atividade demonstra bem o sucesso deste modelo e o compromisso das equipas envolvidas”, felicitando e agradecendo a todos os profissionais da instituição que “tornam esta resposta possível todos os dias.”

O CAC de Sete Rios está em funcionamento todos os dias da semana, entre as 08:00 e as 20:00, contando com médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes administrativos e técnicos auxiliares de saúde.

“A par das equipas clínicas, estão também disponíveis meios complementares de diagnóstico, garantindo uma resposta integrada e eficiente a situações de menor gravidade, que assim podem ser resolvidas com conforto, segurança e maior celeridade”, sublinha a ULS Santa Maria.

O CAC de Sete Rios foi o primeiro a ser criado no país para atender situações agudas de menor complexidade e urgência, que funcionam como “coroa de proteção” aos serviços de urgência hospitalares, uma medida que fazia parte do Plano de Emergência e Transformação na Saúde do Governo.