Celebrar a Farmácia: Mais de 400 pessoas reunidas para homenagear os protagonistas do setor 3107

Mais de 400 pessoas estiveram ontem no Salão Preto e Prata do Casino Estoril para celebrar os 31 anos dos Prémios Almofariz, os 34 da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO e, sobretudo, para conhecerem as personalidades, os projetos, as farmácias e os produtos que se destacaram no setor ao longo de 2024.

A noite começou com um animado cocktail, que possibilitou não só momentos de (re)encontros e de descontração, como de networking; seguido de um jantar, e, por fim, o momento verdadeiramente aguardado da noite: a entrega dos prémios.

 

Prémios atribuídos pela FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO

Figura do Ano: “Uma farmácia por um farmacêutico com um papel reforçado”

Na edição de 2025, Rui Santos Ivo, presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), foi eleito Figura do ano.

A nível europeu, o farmacêutico é ainda presidente do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) – desde março de 2025 – e presidente do Grupo de Chefes de Agências de Avaliação de Tecnologias da Saúde (HAG) – desde setembro de 2021.

Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e Figura do Ano 2014, e Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e Figura do Ano 2013, fizeram as honras, entregando o galardão a Rui Santos Ivo.

Antes de fazer a grande revelação, Ema Paulino sublinhou que, “sob a sua liderança, tem-se promovido uma regulação mais transparente e colaborativa, fortalecendo as políticas do medicamento e o compromisso com a segurança, a eficácia e o acesso equitativo aos medicamentos, às tecnologias da saúde no seu global e aos cuidados de saúde”.

A dirigente da ANF referiu ainda que “dizem que o segredo de uma boa relação entre o regulador e as farmácias está em manter a dose certa do diálogo e evitar interações adversas. Sob a sua liderança parece que encontramos a fórmula ou formulação ideal, eficaz, bem tolerada e com resultados comprovados no terreno”.

Quanto a Helder Mota Filipe, o bastonário da OF indicou que a Figura do Ano “é detentor de um profundo sentido de serviço público e de uma dedicação exemplar à causa da saúde em Portugal, complementados por um dinamismo em prol do bem comum, com foco permanente na solução de problemas concretos”.

Depois de receber o Almofariz, Rui Santos Ivo afirmou estar “muito reconhecido e emocionado”.

É um momento, para o responsável do Infarmed, que representa “um compromisso acrescido com o setor farmacêutico e o serviço público”.

Durante o seu discurso, Rui Santos Ivo lembrou que, “a nível europeu, estamos a assistir uma grande reforma farmacêutica, que toca hoje em matérias como os medicamentos críticos, algo que a farmácia sente de forma particular”.

Salientou ainda que os desafios para a Saúde e para a sociedade são muitos, nomeadamente “o envelhecimento demográfico, o combate às desigualdades, a promoção da literacia, a luta contra a desinformação, que são eixos que hoje são prioritários na nossa atuação coletiva. Mas, sobretudo, para nós que estamos aqui, é essencial que possamos ter um sistema que sirva a todos, um sistema de saúde, de qualidade”. Neste ponto, Rui Santos Ivo enalteceu as farmácias, querendo “um sistema onde a Farmácia, de facto, possa ter um papel central. Quando nós olhamos para essa Farmácia, para essa rede de prestação de cuidados, é muito bom ver o nível que a Farmácia portuguesa tem”. E “quando olhamos para o futuro, para um sistema de saúde qualidade, este passa certamente por uma farmácia por um farmacêutico com um papel reforçado e interligado com o papel também dos demais profissionais de saúde”.

 

Projeto do Ano: “Um símbolo da força, da relevância e da modernidade da profissão farmacêutica”

Na noite em que se celebra o setor da Farmácia, a redação da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO decidiu atribuir o Prémio Projeto do Ano à Nova Sede da Ordem dos Farmacêuticos.

O prémio foi entregue pelo Engenheiro Jaime Melancia, Presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, e por Ana Tenreiro, Representante das Farmácias na Plataforma Saúde em Diálogo, a Helder Mota Filipe.

O responsável da OF referiu que este “reconhecimento é, antes de mais, o resultado do trabalho coletivo construído ao longo de muitos anos por sucessivas direções da Ordem dos Farmacêuticos, diversos bastonários, colaboradores e farmacêuticos que acreditaram na importância de dotar a Ordem de uma sede à altura da sua história e da sua missão”. Helder Mota Filipe destacou então algumas personalidades, cujo contributo foi decisivo, como João Silveira, Rui Raposo, Dario Martins e Luís Lourenço.

Para o bastonário, a nova sede da OF, “é muito mais do que um edifício centenário renovado, é um símbolo da força, da relevância e da modernidade da profissão farmacêutica”.

 

Prémio decidido com o apoio de um conselho consultivo

 A seleção e a escolha do vencedor desta categoria são da responsabilidade da direção da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, após consulta de um Conselho Consultivo constituído para o efeito.

Farmácia Hospitalar do Ano: “Colocar Castelo Branco no mapa da Farmácia Hospitalar”

Os Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco são os vencedores do Almofariz Farmácia Hospitalar do Ano, que tem o apoio da IQVIA e da Simposium Advanced Healthcare.

O galardão foi entregue por Catarina da Luz Oliveira, Presidente da Assembleia Geral da APFH e Membro Fundador do Conselho Consultivo da Farmácia Hospitalar do Ano, António de Melo Gouveia, Farmacêutico Hospitalar e Hospital das Forças Armadas e Membro Fundador do Conselho Consultivo da Farmácia Hospitalar do Ano, Bruno FerreiraTechnical & Scientific Director da Simposium Advanced Healthcare, e Gisela VideiraAssociate Director, Offering Management da IQVIA.

Coube a Sandra Isabel Silva Queimado, diretora dos Serviços Farmacêuticos da ULS de Castelo Branco, receber a distinção.

A farmacêutica afirmou que “estou verdadeira emocionada” porque “este prémio representa muito para mim e para a equipa”.

O Almofariz é “a concretização do sonho de colocar Castelo Branco no mapa da Farmácia Hospitalar”. Para a farmacêutica colocar Castelo Branco no mapa da farmácia hospitalar é colocar o doente no centro dos cuidados, “esteja ele no interior, esteja ele num meio rural”, fazendo com que “tenha acesso à prestação de cuidados diferenciados com qualidade e com sustentabilidade”.

 

Prémios decididos por um júri

Farmácia do Ano: “Estamos rodeados de pessoas que acreditam no valor do nosso projeto”

Na edição de 2025 dos Prémios Almofariz, a Farmácia do Ano, categoria criada em 2014, é a Farmácia Covilhã, em Covilhã, finalista (nesta categoria) pelo segundo ano consecutivo.

O troféu, anunciado por Henrique Santos, Farmacêutico Comunitário e Membro fundador do Júri da categoria Farmácia do Ano, e por Diogo Fernandes, Diretor da Unidade de Retail da Generis, foi entregue à proprietária Rita Cruz.

A farmacêutica referiu que “conseguimos colocar o distrito de Castelo Branco no mapa” e especificou que se está perante “um projeto que começou por ser nosso e passou a ser das gentes da Covilhã e é por eles que procuramos ser melhores todos os dias”.

Rita Cruz revelou ainda que “estou muito contente porque termos recebido este prémio, este ano. Esta jornada permitiu-nos ouvir, permitiu-nos aprender e permitiu-nos pensar fora da caixa. Permitiu-nos também confirmar que estamos rodeados de pessoas que acreditam no valor do nosso projeto”.

 

Intervenção na comunidade: “A partilha é fundamental para que haja progresso”

Prémio Almofariz Intervenção na Comunidade 2025 By Laboratórios Azevedos foi entregue ao Projeto ‘Rastreio de Hipertensão em Braga’, da Farmácia Narcisa C.Dias.

Coube a Dario Martins, Vice-Presidente da Ordem dos Farmacêuticos e membro do júri que decidiu o projeto vencedor, e a Rita Lobão SerejoMarketing & Sales Director Consumer Health & Generics  dos Laboratórios Azevedos, entregar o Almofariz a Narcisa Dias, diretora técnica da farmácia.

A responsável sublinhou que este prémio “traduz a união e a colaboração de 27 farmácias em Braga”.

A farmacêutica parabenizou “todas as farmácias que partilham os seus projetos com os colegas”, visto que “a partilha é fundamental para que haja progresso”.

Por fim lançou um desafio aos colegas: este projeto “está forte e está capaz de ser reproduzido noutros municípios. E este é o desafio que quero lançar aos colegas que estão noutros municípios e que têm vontade de fazer algo pela saúde cardiovascular dos portugueses”.

 

Anúncio Profissional do Ano: Zenteverme

A votação da categoria Anúncio Profissional do Ano é da responsabilidade de um júri constituído por especialistas da área Farmacêutica e Publicitária. Este ano foi atribuído ao anúncio (dupla especial com meia badana) Zenteverme da Perrigo.

Na cerimónia dos prémios que celebram a Farmácia e os Farmacêuticos, o prémio foi entregue por Filomena SantosCommercial Director da IQVIA, e por Joana CatarinoBrand Manager da Medinfar Consumer Health, vencedora do Anúncio Profissional do Ano em 2024, a Daniela Batista, Brand Manager Iberia da Perrigo.

 

 

Prémios votados pelas farmácias

Nas categorias decididas pelas farmácias, existem nomeados resultantes de um estudo inicial efetuado pela IQVIA junto de uma amostra representativa das farmácias. O vencedor em cada categoria foi depois apurado através da votação direta das farmácias de Portugal. A grande novidade desta edição é que todo o processo foi feito através de uma plataforma digital, o que tornou a votação mais fácil e rápida.

 

Laboratório do ano: Generis

Na edição de 2025 dos Prémios Almofariz, que são a celebração da Farmácia e dos Farmacêuticos, o vencedor é a Generis.

A missão de receber o galardão coube a Diogo Fernandes, diretor Business de Unidade Retail, e Luís Abrantes, CEO, que foi entregue por João Almeida Lopes, Presidente da APIFARMA, Nuno Flora, Presidente Executivo da ADIFA e Mário MartinsGeneral Manager da IQVIA.

 

MNSRM do Ano: Voltaren Emulgelex

O vencedor desta categoria foi o Voltaren Emulgelex, da Haleon Portugal. O troféu foi recebido por Mafalda Sá Couto, Brand Manager Voltaren, das mãos de Ana Beatriz Gaminha, CEO e Fundadora da BSG Pharmaceuticals, e de Filipe Duarte, Diretor Técnico da Farmácia Braancamp, e Nuno Rangel.

 

 

 

Produto do Ano: Centrum Energia & Vitalidade

O vencedor do Almofariz na categoria Produto do Ano é o Centrum Energia & Vitalidade da Haleon Portugal.

O anúncio do vencedor foi feito por João Silveira, Farmacêutico das Farmácias Silveira, e Eunice Reis Barata, Proprietária das Farmácias Reis Barata.

Quem subiu ao palco para receber o ‘Óscar da Farmácia’ foi Paula Toscano RicoSenior Brand Manager Centrum & Commercial Brands.

 

Almofariz Dermocosmética do Ano: Mela B3 Sérum – La Roche Posay

O vencedor do Almofariz Produto Dermocosmética do Ano é o Mela B3 Sérum – La Roche Posay (L’Oréal).

O prémio foi entregue por Raquel Pedro, Diretora Técnica da Farmácia Morais Sarmento, e por Raquel Nobre Guerreiro, Diretora Técnica da Farmácia Alto do Lumiar, a Maria Duarte Mariano.

 

 

Os Prémios Almofariz 2025 contam com o patrocínio da Unidade Pharma da Rangel e da OCP Portugal, e com o apoio da IQVIA.

As categorias Farmácia do Ano 2025 by Generis e Intervenção na Comunidade 2025 by Laboratórios Azevedos contam com o apoio da AFP e ANF. A Categoria Farmácia Hospitalar conta com o apoio da IQVIA e da Simposium Digital HealthCare. A Ordem dos Farmacêuticos apoia os Prémios Almofariz dirigidos à Farmácia.

Os Prémios Almofariz são um evento solidário, que apoia Programa ABEM, da Associação Dignitude.

A revista MARKETING FARMACÊUTICO, o portal NETFARMA e a e-newsletter FARMANEWS são os media partners do evento.