Estão oficialmente abertas as candidaturas à edição de 2025 dos Prémios Pfizer, assinalando mais de seis décadas de promoção da ciência biomédica em Portugal. Atribuídos anualmente em parceria com a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCMED), têm como propósito reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por investigadores portugueses na área da saúde.
Desde a sua origem, em 1956, já foram distinguidos mais de 850 investigadores, num contributo contínuo para o avanço do conhecimento científico e para a inovação médica no país.
Com um valor total de 60 mil euros, os Prémios Pfizer “continuam a afirmar-se como um incentivo essencial à investigação biomédica nacional, reconhecendo o talento, a dedicação e o impacto da ciência feita em Portugal”, segundo referido em comunicado.
Quem pode concorrer
Os projetos a concurso devem ter sido desenvolvidos, na totalidade ou em parte, em instituições portuguesas e podem incidir sobre investigação básica ou clínica.
A avaliação dos trabalhos será feita por um júri designado pela SCMED, tendo por base o mérito científico das propostas apresentadas. A decisão final será conhecida durante a cerimónia oficial de entrega dos Prémios, agendada para o mês de novembro.
As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 5 de setembro de 2025. O regulamento completo pode ser consultado nos sites da Pfizer Portugal (https://www.pfizer.pt/) e da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (http://www.scmed.pt/).
Na edição anterior, em 2024, foram destacados projetos nas áreas de oncologia, neurociência e biologia celular.




