
Após celebrar o seu centenário, a Bial apresenta uma identidade corporativa renovada.
A ‘nova’ Bial reflete, segundo explica a companhia em comunicado, “a transformação profunda que a empresa viveu, particularmente ao longo dos últimos quinze anos, consolidando-se como uma farmacêutica internacional de inovação. Hoje, a Bial conta com medicamentos próprios comercializados à escala global e destaca-se como um dos principais protagonistas no panorama empresarial e na investigação biomédica nacional”.
Já a nível internacional, “a empresa ganha crescente reconhecimento pela ciência que desenvolve e pelos medicamentos inovadores que disponibiliza para melhorar a qualidade de vida das pessoas, atuando diretamente ou através de parcerias em alguns dos mercados mais relevantes do mundo”, refere ainda a empresa.
“A Bial é hoje uma empresa diferente. E esta evolução reafirma os valores do passado e o nosso legado, mas, acima de tudo, espelha o nosso compromisso com o futuro. Mantemos firme a nossa missão na área da saúde, cada vez mais conscientes do impacto que queremos deixar na ciência, na sociedade e, sobretudo, nas pessoas”, refere, no comunicado citado, António Portela, CEO da Bial.
De acordo com o responsável, “redefinimos o propósito da empresa, garantindo que ele não é apenas inspirador, mas está alinhado com as linhas estratégicas delineadas para o futuro”. Deste modo, “a nova missão traduz aquilo que somos e fazemos diariamente. Os novos valores refletem a forma como se colabora, como se cresce na empresa e aquilo que define cada um dos nossos colaboradores, os Bialers. Tudo isto foi materializado numa nova identidade visual, que representa aquilo que a Bial é hoje e o que quer ser no futuro: parceiros na vida e para a vida, sempre orientados para a excelência na ciência e na investigação que desenvolvemos”.
O conceito criativo
O processo de renovação da narrativa e identidade da Bial, que decorreu ao longo de um ano, foi desenvolvido em estreita colaboração com a equipa de comunicação da empresa e contou com a assinatura da agência Ivity Brand Corp.
“Sempre que conduzimos um processo de rebranding de uma marca centenária, sentimos que o futuro nos desafia a escrever um novo capítulo de uma história que queremos que continue para sempre. Bial é uma ‘palavra-marca’ que faz parte da história da inovação de Portugal para o mundo. A nova marca Bial expressa a sua alma forte, bem enraizada e com os olhos postos no futuro. Esta é uma marca de ligações, onde a ciência e a sensibilidade se cruzam pelos caminhos das neurociências e das doenças raras, em direção a uma vida melhor para todos. É assim, com um sentimento redobrado que, em nome da equipa da Ivity, dou as boas-vindas à nova marca Bial, que tanta honra faz a Portugal”, comenta Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.
O conceito criativo da nova identidade da Bial centra-se na ideia dos bonds of life, as ligações e relações que representam o compromisso da empresa com o futuro, a ciência, a esperança e o conhecimento.
A letra “a” e elementos gráficos adicionais, que expressam fisicamente o conceito de bonds, assumem um papel de destaque na comunicação. Desenhados com formas contínuas, orgânicas e livres, estes elementos simbolizam as conexões entre a ciência e a vida, entre o passado e o futuro, entre a Bial e todas as pessoas com quem constrói relações de confiança.
A nova identidade da Bial reflete a ambição da empresa de continuar a crescer como ‘Partners in Life’ – parceiros na vida e para a vida –, reforçando o compromisso de estar sempre ao lado de todos aqueles a quem serve: doentes, cuidadores, profissionais de saúde, parceiros e a sociedade em geral.